Instalações
Cadastrando uma Proposta Comercial no SIGO ERP (Nº 857)
Para cadastrar uma Proposta Comercial no SIGO ERP, você deverá ir à página INSTALAÇÕES → PROPOSTA COMERCIAL → CADASTRAR.
Nesta página, alguns campos serão obrigatórios e, serão mostrados em negrito e com asterisco, são eles:
1º. Nome do cliente,
2º. Data da Proposta
Mas também existirão vários campos opcionais. Entre esses campos estão:
Data de Validade da Proposta;
Data Inicio e Data Fim previstas para execução dos serviços;
Desconto, Outros Custos, Taxa de Lucro e Vendedor;
Observação Geral: onde poderão ser adicionadas quaisquer informações extras importantes.
Observação Financeira: para que sejam adicionadas as condições de pagamento.
E ainda o campo Observação Interna, em que as informações adicionadas não serão exibidas na impressão da proposta, por esse motivo, você poderá utilizá-lo para registro de informações importantes para sua Empresa, referentes à execução desse Serviço.
Existirão também alguns campos que poderão ser preenchidos com informações personalizadas previamente cadastradas. São eles:
Mercado Consumidor: onde você poderá cadastrar suas Unidades de negócio para vinculação à Proposta Comercial e, posteriormente à Ordem de Serviço. Para cadastrar as informações que aparecerão nesse campo você precisará ir à página INSTALAÇÕES → CONFIGURAÇÕES → MERCADO CONSUMIDOR.
Empresa: onde serão mostrados os nomes de todas as Empresas que estiverem cadastradas na página SISTEMA → MINHA EMPRESA → CONSULTAR. Desse modo você poderá vincular cada Ordem de Serviço a uma Empresa diferente.
Status: onde você poderá cadastrar e controlar os diferentes Status para suas Propostas como, por exemplo: aguardando aprovação do cliente, aprovada, etc... Para cadastrar essas opções de status você precisará ir à página INSTALAÇÕES → PROPOSTA COMERCIAL → STATUS DA PROPOSTA.
Tipo de Solicitação: onde você poderá cadastrar diferentes tipos para suas propostas como, por exemplo: instalação, manutenção, garantia, etc... Para cadastrar diferentes tipos para suas propostas você precisará ir à página INSTALAÇÕES → CONFIGURAÇÕES → TIPO SOLICITAÇÃO.
Após preencher essas informações, você deverá descer a página, onde irá visualizar os campos Materiais e Serviços disponíveis para que possa buscar os itens que serão adicionados à sua Proposta Comercial.
IMPORTANTE:
Os Materiais e Serviços, que serão adicionados à Proposta Comercial, precisarão ser previamente cadastrados e salvos em uma das suas Tabelas Orçamentárias.
Após selecionar um desses itens cadastrados, serão mostrados os campos para preenchimento da QUANTIDADE, PREÇO CUSTO, PREÇO VENDA para que você possa preencher com o valor de cada item e adicioná-los à Proposta Comercial.
Após o preenchimento dessas informações clique no botão Cadastrar Proposta para concluir o cadastro.
As Propostas Comerciais cadastradas poderão ser consultadas através da página INSTALAÇÕES → PROPOSTA COMERCIAL → CONSULTAR.
Onde você poderá, nos botões indicados pelos números, na imagem localizada no rodapé deste tutorial:
Botão Nº 1: Editar as informações cadastradas em cada proposta.
Botão Nº 2: Caso já exista uma Ordem de Serviço vinculada a essa Proposta Comercial, clicando nesse botão será possível visualizá-la.
Botão Nº 3: - Criar uma Ordem de Serviço para execução dos Serviços existentes nessa Proposta;
- Excluir a Proposta;
- Gerar a impressão em formato PDF, para enviar ao seu cliente.
A Ordem de Serviço no SIGO ERP e suas formas de cadastro (Nº 867)
Com a Ordem de Serviço do Sistema SIGO ERP será possível gerenciar e organizar os serviços prestados pela sua Empresa.
Nela poderão ser adicionadas as informações dos Serviços tais como: materiais fornecidos, Funcionários responsáveis, período de execução, status, etc.
No SIGO ERP, o cadastro da Ordem de Serviço, poderá ser realizado de 3 formas:
1ª. A partir de uma Proposta Comercial;
2ª. A partir do Cadastro Rápido, onde serão cadastradas a Proposta Comercial e a Ordem de Serviço em um único passo.
3ª. Ou sem estar vinculada a uma Proposta Comercial, somente vinculada a um Orçamento cadastrado.
Nos tutoriais disponíveis a seguir estarão sendo explicados detalhadamente como cadastrar a Ordem de Serviço de cada uma das formas que foram listadas.
Cadastrando uma Ordem de Serviço a partir de uma Proposta Comercial no SIGO ERP (Nº 868)
No SIGO ERP para cadastrar uma Ordem de Serviço, a partir de uma Proposta Comercial você deverá ir à página INSTALAÇÕES → PROPOSTA COMERCIAL → CONSULTAR.
Chegando nessa página, clique no botão com o desenho da engrenagem, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que seja aberta a janela onde já estarão previamente preenchidas as informações (quantidades e valores) dos Serviços e Materiais cadastrados na Proposta Comercial.
Desse modo, você precisará somente preencher as informações referentes à execução desses Serviços, tais como:
Data da OS;
Nome, que poderá ser utilizado caso você deseje cadastrar um nome para sua Ordem de Serviço;
Status;
Horário previsto para execução do Serviço;
Funcionários Responsáveis pela execução do Serviço;
Orçamento, para utilizar caso você deseja vincular essa Ordem de Serviço a um de seus Orçamentos cadastrados.
Observação Retorno;
Observação Comercial;
Observação Técnica;
IMPORTANTE:
Dos dados que listamos acima, a única informação que possui preenchimento obrigatório é a do campo Status, os demais campos poderão ser preenchidos ou não, de acordo com a sua vontade e necessidade.
Todas as Ordens de Serviço vinculadas a um Orçamento, poderão ser acompanhadas através da aba OUTROS → ORDENS DE SERVIÇO, dentro da página CARREGAR ORÇAMENTO, mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial;
Após o preenchimento das informações desejadas, clique em um dos botões de cadastro localizados na parte inferior da página para concluir o cadastro.
As Ordens de Serviço cadastradas poderão ser consultadas através da página INSTALAÇÕES → ORDEM DE SERVIÇO → CONSULTAR.
IMPORTANTE:
Após o cadastro da Ordem de Serviço, caso nela existam materiais que sairão do seu estoque para a realização dos Serviços, será necessário que você faça aprovação para que o funcionário responsável possa fazer a retirada estes materiais do Estoque. Para visualizar as instruções sobre como fazer a aprovação para que o Funcionário responsável faça a retirada dos materiais do Estoque, clique aqui.
As Ordens de Serviço cadastradas a partir de uma Proposta Comercial, poderão ter seus valores importados para o Financeiro para o Contas à Receber, através da página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → PROPOSTA COMERCIAL.
Ao chegar nessa página utilize os campos:
→ Data Início Cadastro Proposta Comercial
e
→ Data Final Cadastro Proposta Comercial
Para buscar todas as Propostas Comerciais cadastradas no período informado. Mas, caso deseje buscar somente 1 Proposta específica, preencha também o campo
→ Nº da Proposta Comercial.
Quando encontrar a Proposta Comercial desejada, basta clicar no botão GERAR RECEITA, para que seja aberta a página de cadastro de uma nova Receita no Financeiro.
Cadastrando a Proposta Comercial e a Ordem de Serviço a partir do preenchimento de uma única página no SIGO ERP (Nº 874)
No SIGO ERP você também poderá cadastrar a Proposta Comercial e a Ordem de Serviço a partir e um único passo através da página INSTALAÇÕES → ORDEM DE SERVIÇO → CADASTRO RÁPIDO.
Chegando nesta página, primeiramente serão mostrados os campos referentes à Proposta Comercial, onde existirão dois campos com preenchimento obrigatórios e, conforme padrão do SIGO, serão mostrados em negrito e com asterisco, são eles:
1º. Nome do cliente,
2º. Data da Proposta
Mas também existirão vários campos opcionais. Entre esses campos estão:
Data de Validade da Proposta;
Data Inicio e Data Fim previstas para execução dos serviços;
Desconto, Outros Custos, Taxa de Lucro e Vendedor;
Observação Geral: onde poderão ser adicionadas quaisquer informações extras importantes.
Observação Financeira: para que sejam adicionadas as condições de pagamento.
E ainda o campo Observação Interna, em que as informações adicionadas não serão exibidas na impressão da proposta, por esse motivo, você poderá utilizá-lo para registro de informações importantes para sua Empresa, referentes à execução desse Serviço.
Existirão também alguns campos que poderão ser preenchidos com informações personalizadas previamente cadastradas. São eles:
Mercado Consumidor: onde você poderá cadastrar suas Unidades de negócio para vinculação à Proposta Comercial e, posteriormente à Ordem de Serviço. Para cadastrar as informações que aparecerão nesse campo você precisará ir à página INSTALAÇÕES → CONFIGURAÇÕES → MERCADO CONSUMIDOR.
Empresa: onde serão mostrados os nomes de todas as Empresas que estiverem cadastradas na página SISTEMA → MINHA EMPRESA → CONSULTAR. Desse modo você poderá vincular cada Ordem de Serviço a uma Empresa diferente.
Status: onde você poderá cadastrar e controlar os diferentes Status para suas Propostas como, por exemplo: aguardando aprovação do cliente, aprovada, etc... Para cadastrar essas opções de status você precisará ir à página INSTALAÇÕES → PROPOSTA COMERCIAL → STATUS DA PROPOSTA.
Tipo de Solicitação: onde você poderá cadastrar diferentes tipos para suas propostas como, por exemplo: instalação, manutenção, garantia, etc... Para cadastrar diferentes tipos para suas propostas você precisará ir à página INSTALAÇÕES → CONFIGURAÇÕES → TIPO SOLICITAÇÃO.
Em seguida estarão os campos referentes ao cadastro da Ordem de Serviço. Nenhum desses campos possui preenchimento obrigatório. Desse modo, eles poderão ou não ser preenchidos de acordo com a sua vontade e necessidade:
Data da OS;
Nome, que poderá ser utilizado caso você deseje cadastrar um nome para sua Ordem de Serviço;
Status;
Horário previsto para execução do Serviço;
Funcionários Responsáveis pela execução do Serviço;
Orçamento, para utilizar caso você deseja vincular essa Ordem de Serviço a um de seus Orçamentos cadastrados.
Observação Retorno;
Observação Comercial;
Observação Técnica;
Após preencher essas informações, você deverá descer a página, onde irá visualizar os campos Materiais e Serviços disponíveis para que possa buscar os itens que serão adicionados à Proposta Comercial e à Ordem de Serviço que estão sendo cadastradas:
→ Estes Materiais e Serviços, precisarão ser previamente cadastrados e salvos em uma das Tabelas Orçamentárias disponíveis em seu Sistema SIGO ERP.
Após selecionar um desses itens cadastrados, serão mostrados os campos para preenchimento da QUANTIDADE, PREÇO CUSTO, PREÇO VENDA para que você possa preencher com o valor de cada item e adicioná-los.
Após o preenchimento dessas informações clique no botão Cadastrar para concluir o cadastro. Ao clicar neste botão serão cadastradas uma Proposta Comercial e uma Ordem de Serviço que poderão ser consultadas através das páginas:
INSTALAÇÕES → PROPOSTA COMERCIAL → CONSULTAR
e
INSTALAÇÕES → ORDEM DE SERVIÇO → CONSULTAR.
IMPORTANTE:
Todas as Ordens de Serviço vinculadas a um Orçamento, poderão ser acompanhadas através da aba OUTROS → ORDENS DE SERVIÇO, dentro da página CARREGAR ORÇAMENTO, mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial;
Caso nessa Ordem de Serviço existam materiais que sairão do seu estoque para a realização dos Serviços, será necessário que você faça aprovação para que o funcionário responsável possa fazer a retirada estes materiais do Estoque. Para visualizar as instruções sobre como fazer a aprovação para que o Funcionário responsável faça a retirada dos materiais do Estoque, clique aqui.
As Ordens de Serviço vinculadas uma Proposta Comercial, poderão ter seus valores importados para o Financeiro para o Contas à Receber, através da página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → PROPOSTA COMERCIAL. Ao chegar nessa página utilize os campos:
→ Data Início Cadastro Proposta Comercial
e
→ Data Final Cadastro Proposta Comercial
Para buscar todas as Propostas Comerciais cadastradas no período informado. Mas, caso deseje buscar somente 1 Proposta específica, preencha também o campo
→ Nº da Proposta Comercial.
Quando encontrar a Proposta Comercial desejada, basta clicar no botão GERAR RECEITA, para que seja aberta a página de cadastro de uma nova Receita no Financeiro.
Cadastrando uma Ordem de Serviço que não está vinculada a uma Proposta Comercial, somente vinculada a um Orçamento cadastrado no SIGO ERP (Nº 867)
No SIGO ERP você também poderá cadastrar uma Ordem de Serviço que não estará vinculada a uma Proposta Comercial, mas que estará vinculada apenas a um de seus Orçamentos cadastrados.
Esse tipo de Ordem de Serviço poderá ser utilizada para que você tenha o controle da execução de Serviços que serão realizados nessa Obra, tais como data da realização, funcionários responsáveis, etc.
O cadastro desse tipo de Ordem de Serviço deverá ser realizado através da página INSTALAÇÕES → ORDEM DE SERVIÇO → CADASTRAR.
Chegando nessa página estarão mostrados os campos listados abaixo. De todos esses campos, o único que possui preenchimento obrigatório é o campo Status, os demais campos poderão ser preenchidos ou não, de acordo com a sua vontade e necessidade.
Data da OS;
Nome, que poderá ser utilizado caso você deseje cadastrar um nome para sua Ordem de Serviço;
Status;
Horário previsto para execução do Serviço;
Funcionários Responsáveis pela execução do Serviço;
Orçamento, para utilizar caso você deseja vincular essa Ordem de Serviço a um de seus Orçamentos cadastrados;
Observação Retorno;
Observação Comercial;
Observação Técnica;
Após preencher essas informações, você deverá descer a página, onde irá visualizar os campos Materiais e Serviços disponíveis para que possa buscar os itens que serão adicionados à Proposta Comercial e à Ordem de Serviço que estão sendo cadastradas:
→ Estes Materiais e Serviços, precisarão ser previamente cadastrados e salvos em uma das Tabelas Orçamentárias disponíveis em seu Sistema SIGO ERP.
Após selecionar um desses itens cadastrados, serão mostrados os campos para preenchimento da QUANTIDADE, PREÇO CUSTO, PREÇO VENDA para que você possa preencher com o valor de cada item e adicioná-los.
Após o preenchimento dessas informações clique no botão Cadastrar para concluir o cadastro.
IMPORTANTE:
Todas as Ordens de Serviço vinculadas a um Orçamento, poderão ser acompanhadas através da aba OUTROS → ORDENS DE SERVIÇO, dentro da página CARREGAR ORÇAMENTO, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.
Caso nessa Ordem de Serviço existam materiais que sairão do seu estoque para a realização dos Serviços, será necessário que você faça aprovação para que o funcionário responsável possa fazer a retirada estes materiais do Estoque. Para visualizar as instruções sobre como fazer a aprovação para que o Funcionário responsável faça a retirada dos materiais do Estoque, clique aqui.
As Ordens de Serviço que não estiverem vinculadas uma Proposta Comercial, NÃO estarão listadas na página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → PROPOSTA COMERCIAL para terem os seus valores importados para o Financeiro.
Como aprovar para que o funcionário responsável possa fazer a retirada do Estoque dos materiais necessários para execução das Ordens de Serviço? (Nº 894)
No SIGO ERP caso em uma Ordem de Serviço cadastrada existam materiais que sairão do seu estoque para a execução desses Serviços, será necessário que você autorize, para que o funcionário responsável possa fazer a retirada.
Para fazer essa aprovação você deverá ir à página INSTALAÇÕES → ORDEM DE SERVIÇO → AVALIAR SOLICITAÇÕES
Chegando nesta página utilize os campos disponíveis para buscar a Ordem de Serviço desejada e, quando a mesma aparecer, clique no botão AVALIAR para ter acesso à página onde estarão listados os materiais solicitados para a execução do Serviço cadastrado nessa Ordem de Serviço.
Para autorizar a retirada do material do Estoque por um dos funcionários que estiverem listados como Funcionários Executores desse serviço, você deverá selecionar os materiais na lateral esquerda dos mesmos, conforme mostrado na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial e, em seguida, clicar no botão que será mostrado acima do local onde fez a seleção, também mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.
Ao clicar nesse botão será aberta a janela, mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá, na coluna À PROVAR, preencher a quantidade que deseja aprovar para retirada no Estoque, em seguida clicar no botão SIM, CONFIRMAR A APROVAÇÃO DE TODOS OS MATERIAIS ACIMA para confirmar a autorização.
Após concluir essa aprovação, os funcionários cadastrados como executores dessa Ordem de Serviço estarão autorizados a retirar os materiais do Estoque.
Para visualizar as instruções sobre como registrar a saída do Estoque dos materiais que serão utilizados na execução de uma Ordem de Serviço clique aqui.
Como registrar a saída do Estoque de materiais que serão utilizados na execução de uma Ordem de Serviço? (Nº 374)
No SIGO ERP após fazer a aprovação para que o funcionários responsável consiga retirar do Estoque dos materiais que serão utilizados na Ordem de Serviço, através da página INSTALAÇÕES → ORDEM DE SERVIÇO → AVALIAR SOLICITAÇÕES
Para retirar os materiais do Estoque você deverá acessar ao Estoque através da página ADMINISTRAR ESTOQUE.
Após chegar nessa página e acessar o Estoque onde estão os materiais, clique no botão SAÍDA PARA ORDEM DE SERVIÇO, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial para registrar a saída dos materiais que foram previamente autorizados.
Na página seguinte preencha os campos DATA DE SERVIÇO e FUNCIONÁRIO para que sejam mostrados os materiais que foram aprovados para serem retirados pelo mesmo, conforme mostrado na imagem localizada no rodapé deste tutorial.
Para concluir o registro da saída desses materiais basta clicar no botão REGISTRAR SAÍDA.
IMPORTANTE:
Na janela que será aberta após clicar botão REGISTRAR SAÍDA, você também poderá gerar o TERMO DE RETIRADA DE MATERIAL DO ESTOQUE, clicando no botão IMPRIMIR, para que o funcionário possa assinar confirmando que naquela data retirou do estoque os materiais listados, nas quantidades especificadas.
Caso se esqueça de clicar no botão IMPRIMIR no momento de registro de saída do material, você também poderá gerar esse termos através da página SUPRIMENTOS → RELATÓRIOS DE ESTOQUE → MOVIMENTAÇÃO POR FUNCIONÁRIO.
Ao chegar nessa página preencha os campos abaixo:
Data inicial;
Data final;
Nome do funcionário;
E no campo Selecione o tipo de movimentação, escolha a opção SAÍDA - CAMPO DE OBRA (ORDEM DE SERVIÇO).
Em seguida, clique no botão Consultar Dados e depois no ícone do PDF, mostrado em destaque para gerar o documento, conforme mostrado na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.