Engenharia
Como cadastrar um Projeto/Obra no SIGO ERP ? (Nº 30)
Conforme explicamos neste tutorial, no SIGO ERP um Projeto pode ser pode ser de 2 tipos:
1º Tipo: Pode ser apenas uma unidade de sua Empresa;
2º Tipo: Pode ser uma das suas Obras.
→ Se o PROJETO for uma unidade da sua Empresa:
Para cadastrá-lo você deverá ir em ENGENHARIA→ PROJETO/OBRA→ CADASTRAR.
Na página que será mostrada preencha as informações referentes à essa unidade da sua Empresa.
Aproveitamos para lembrá-lo de que, como nas demais páginas de cadastro do SIGO ERP, somente os campos com asterisco( * ) são obrigatórios.
Em seguida, selecione quais usuários terão permissão às informações e poderão registrar, no Módulo Suprimentos, as Requisições de Materiais e as Ordens de Compra feitas para este Projeto/Obra.
Após preencher essas informações, clique no botão “CADASTRAR PROJETO/OBRA” para concluir o cadastro.
Pronto, ao executar estas ações o seu Projeto, do Tipo Unidade de sua Empresa, estará criado e você já poderá criar um Centro de Custo, alocar Funcionários, etc...
IMPORTANTE:
Como este Projeto não é uma Obra, NÃO selecione o local "Este Projeto é uma Obra", mostrado em destaque na imagem do cabeçalho deste tutorial.
→ Se o PROJETO for uma das suas Obras:
Quando o PROJETO a ser cadastrado for uma Obra e a mesma ainda estiver em fase de negociação, nós orientamos que, primeiramente, seja criado somente o ORÇAMENTO, com suas Etapas, Serviços, Mão de Obra e Materiais e aguarde até que este Orçamento seja Aprovado.
Quando o mesmo for Aprovado e se tornar uma Obra, somente aí cadastre o Projeto do Tipo Obra.
O motivo pelo qual nós sugerimos que seja feito dessa forma é porque no SIGO ERP um PROJETO/OBRA não pode ser excluído. Então, caso o cliente não feche o contrato para realização desta Obra com sua Empresa, o PROJETO/OBRA que havia sido cadastrado, terá que ser FINALIZADO ou editado para ser utilizado por outra Obra.
Após o ORÇAMENTO ser aprovado, para transformá-lo em um PROJETO/OBRA vá ao menu ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR.
Na página CONSULTAR ORÇAMENTO vá ao ícone da coluna ações do ORÇAMENTO escolhido e clique na opção “+ Criar Projeto/Obra”, em destaque na imagem do rodapé deste tutorial.
Ao executar esta ação será aberta a página semelhante a está sendo mostrada no cabeçalho deste tutorial onde você deverá preencher ao menos os campos obrigatórios (com asterisco( * )), selecionar quais usuários terão permissão às informações e poderão registrar, no Módulo Suprimentos, as Requisições de Materiais e as Ordens de Compra feitas para esta Obra e, em seguida, clicar no botão “CADASTRAR PROJETO/OBRA” para concluir o cadastro.
Pronto, após realizar os passos acima, o seu Orçamento terá se tornado uma Obra e você já poderá criar Centro de Custo, Estoque e alocar funcionários, poderá também criar Cronograma de execução da Obra, Físico-Financeiro, Diário de Obras, Medições, etc...
IMPORTANTE:
Como este Projeto é uma Obra, NÃO SE ESQUEÇA de selecionar o local "Este Projeto é uma Obra", mostrado em destaque na imagem do cabeçalho deste tutorial.
Mas, caso você se esqueça de selecionar a opção "Este Projeto é uma Obra" quando estiver cadastrado o seu PROJETO/OBRA, neste tutorial você encontrará as instruções para Transformar o Projeto em Obra.
Como cadastrar o Orçamento de uma Obra no SIGO ERP ? (Nº 518)
Para cadastrar o Orçamento de uma Obra no SIGO ERP você deverá ir em ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CADASTRAR e preencher o formulário com as informações do Orçamento a ser cadastrado.
Como nas demais páginas de cadastro do SIGO ERP, somente os campos com asterisco ( * ) são obrigatórios. Neste caso, o único campo obrigatório é o campo NOME, que deverá ser preenchido com o nome da Obra.
Uma outra informação importante neste formulário é o campo Status, em destaque na imagem acima, isso porque apesar de não ser obrigatório, é ele quem definirá se você conseguirá ou não montar a composição ou fazer alterações em seu Orçamento.
Observe que as opções disponíveis nesse campo são:
Não iniciado (Orçamento editável);
Em andamento (Orçamento editável);
Negado (Orçamento editável);
Aprovado (Orçamento NÃO editável);
Entregue (Orçamento NÃO editável);
Revisão (Orçamento editável);
Como você pode observar, alguns desses Status são editáveis e outros não.
Então, se você selecionar um Status que não sejam editável e salvar o seu Orçamento, não será possível fazer nenhuma alteração até que volte à esta página e altere este campo para uma opção que seja editável.
Neste formulário de cadastro existe também um outro campo muito importante. Estou me referindo ao campo em destaque na imagem acima, localizado no final no formulário, onde aparece a opção:
CRIAR UM ORÇAMENTO NOVO E NÃO COPIAR DADOS.
Neste campo você poderá escolher se deseja cadastrar um Orçamento vazio ou se deseja "clonar" um Orçamento existente.
Isso mesmo, o SIGO ERP te oferece a possibilidade de cadastrar um novo Orçamento a partir da cópia de outro Orçamento existente.
Caso deseje copiar um Orçamento existente e depois somente alterar quantidade, valores, adicionar ou remover algum item, basta neste campo selecionar o Orçamento que deseja copiar.
IMPORTANTE:
Se estiver copiando um Orçamento existente e não quiser que as datas das Etapas e Sub-Etapas sejam copiadas para o novo Orçamento, não se esqueça de desmarcar a opção Copiar DATAS das Etapas e Sub-Etapas
Em seguida, clique no botão CADASTRAR ORÇAMENTO para confirmar o cadastro.
OBSERVAÇÃO:
Se você selecionar que deseja copiar um Orçamento existente, ao clicar no botão CADASTRAR ORÇAMENTO, será exibida uma página semelhante a que está sendo mostrada na imagem abaixo, onde você poderá selecionar somente as Etapas do Orçamento Base que deseja copiar.
Após selecionar as Etapas que deseja copiar clique no botão COPIAR ETAPAS E SEUS ITENS para concluir a clonagem do Orçamento anterior.
Como cadastrar Etapas e Subetapas em um Orçamento no SIGO ERP ? (Nº 478 e Nº 506)
No SIGO ERP existem 2(dois) locais onde você poderá cadastrar as Etapas e Sub etapas do seu Orçamento:
1º. Local: Para chegar à página onde poderá realizar esta ação, você precisará ir em ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR.
Ao chegar nessa página busque pelo Orçamento desejado e, quando este aparecer, clique em seu nome para ser levado à página CARREGAR ORÇAMENTO.
Ao chegar na página Carregar Orçamento, clique em ETAPAS → CRIAR/EDITAR, locais identificados pelo números 1 e 2 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.
Na página que será mostrada a seguir, preencha os campos seguindo as informações abaixo:
No campo identificado com o número 3: preencha com o nome da Etapa ou da Subetapa que deseja cadastrar;
No campo identificado com o número 4: preencha com o número da Etapa ou da Subetapa que deseja cadastrar;
→ Os campos Data Inicial e Data Final da Etapa/Subetapa não são obrigatórios e você poderá cadastrá-los posteriormente;
Se você estiver cadastrando uma Etapa, após preencher os campos identificados como 3 e 4, basta clicar no botão CRIAR para concluir o cadastro;
Mas, caso esteja cadastrando uma Subetapa, no campo identificado com o número 5, você deverá, obrigatoriamente, selecionar a Etapa Pai da Subetapa a ser cadastrada, antes de clicar no botão CRIAR para concluir o cadastro.
IMPORTANTE:
Neste local existe ainda a possibilidade de você cadastrar uma Etapa a partir da cópia de outra Etapa existente neste ou em outro Orçamento. Para executar esta ação você deverá selecionar a opção Copiar Etapa, em destaque na imagem acima, e, em seguida, selecionar o Projeto, o Orçamento e a Etapa que deseja copiar, antes de clicar no botão CRIAR para concluir o cadastro da Etapa.
2º. Local: Para chegar à outra página onde também poderá realizar esta ação, você precisará ir em ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR.
Ao chegar nessa página busque pelo Orçamento desejado e, quando este aparecer, clique em seu nome para ser levado à página CARREGAR ORÇAMENTO.
Ao chegar na página Carregar Orçamento, clique no ícone identificado pelo número 6 na imagem localizada no rodapé deste tutorial, para ser levado à página COMPOR ORÇAMENTO.
Ao chegar na página Compor Orçamento, clique no botão + identificado pelo número 7 , para que seja aberta a janela INSERIR ETAPA, onde você deverá:
No campo identificado com o número 8: preencha com o nome da Etapa ou da Subetapa que deseja cadastrar;
No campo identificado com o número 9: preencha com o número da Etapa ou da Subetapa que deseja cadastrar;
→ Os campos Data Inicial e Data Final da Etapa/Subetapa não são obrigatórios e você poderá cadastrá-los posteriormente;
Se você estiver cadastrando uma Etapa, após preencher os campos identificados como 8 e 9, basta clicar no botão CRIAR para concluir o cadastro;
Mas, caso esteja cadastrando uma Subetapa, no campo identificado com o número 10, você deverá, obrigatoriamente, selecionar a Etapa Pai da Subetapa a ser cadastrada, antes de clicar no botão INSERIR para concluir o cadastro.
IMPORTANTE:
Neste local existe ainda a possibilidade de você cadastrar uma Etapa a partir da cópia de outra Etapa existente neste Orçamento. Para executar esta ação você deverá selecionar a opção Criar etapa e copiar itens de uma já existente, em destaque na imagem abaixo, e, em seguida, selecionar a Etapa que deseja copiar, antes de clicar no botão INSERIR para concluir o cadastro da Etapa.
Como adicionar Itens (Composições e Insumos) manualmente em um Orçamento no SIGO ERP ? (Nº 478)
No SIGO ERP é possível adicionar Itens (Composições e Insumos) em um Orçamento de forma manual ou por importação.
Para cadastrar a composição de um Orçamento, de forma manual, após cadastrar o Orçamento, você deverá cadastrar as Etapas e SubEtapas.
Após executar estas ações, clique no botão COMPOR ORÇAMENTO, mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para ser levado à página onde você poderá adicionar os Itens (Composições e Insumos) manualmente ao seu Orçamento.
Na página que será aberta você deverá seguir as instruções abaixo:
No campo identificado pelo número 1: selecione a Etapa onde deseja adicionar alguma Composição ou Insumo;
No campo identificado pelo número 2: selecione a Tabela Orçamentária onde estão salvos os itens que deseja adicionar ao seu Orçamento. Normalmente é necessário selecionar a Tabela Orçamentária nesse campo se você possuir várias Tabelas Orçamentárias Próprias.
No campo identificado pelo número 3: selecione o tipo do item (se Material, Equipamento, Mão de Obra ou Serviço (Composição)) que deseja adicionar ao seu Orçamento, ou deixe selecionada a opção TODOS (MAT - EQU - MO - SER);
Em seguida, no campo identificado pelo número 4: busque os Serviços/Insumos que deseja adicionar ao Orçamento, digitando o código ou o nome do mesmo.
Quando aparecer o Serviço/Insumo desejado, clique sobre o seu Nome, conforme mostrado na 3ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que seja aberta uma janela semelhante a que está sendo mostrada logo a seguir, na 4ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, onde você deverá:
No campo identificado pelo número 5: digitar a quantidade do Serviço/Insumo que deseja adicionar a esta Etapa do Orçamento;
No campo identificado pelo número 6: digitar o Valor Unitário que este Serviço/Insumo terá nesta Etapa do Orçamento;
Após preencher essas informações, clique no botão ADICIONAR ITEM, para confirmar a inclusão do Serviço/Insumo nesta Etapa do seu Orçamento.
Após clicar nesse botão você já poderá visualizar que o Serviço/Insumo foi adicionado ao seu Orçamento, na Etapa selecionada, com a quantidade e Valor Unitário informados.
Repita esses passos para adicionar todos os Serviços/Insumos que farão parte deste Orçamento.
IMPORTANTE:
Para que um Serviço/Insumo possa ser adicionado a um Orçamento, ele deverá ter sido previamente cadastrado.
Caso ao tentar adicionar um Serviço/Insumo ao seu Orçamento, você identifique que o mesmo ainda não está cadastrado no SIGO ERP, você poderá cadastrá-lo sem que seja necessário sair dessa página, simplesmente clicando no botão +CRIAR, identificado pelo número 7, na imagem localizada no rodapé deste tutorial e seguindo as instruções disponíveis aqui.
Você também poderá buscar um Serviço/Insumo diretamente nas bases orçamentárias atualizadas da SINAPI, SEINFRA, SICRO, AGETOP, SIURB, SICOR(SETOP), ORSE, SEOP, EMOP clicando no botão BASES, identificado pelo número 8, na imagem localizada no rodapé deste tutorial.
Como cadastrar Itens (Composições e Insumos) para serem adicionados a um Orçamento, sem sair da página Compor Orçamento? (Nº 478)
No SIGO ERP existe a possibilidade de fazer o cadastro de Composições e Insumos sem precisar sair da página Compor Orçamento (utilizada para adicionar esses Itens manualmente a um Orçamento).
Para executar esta ação sugerimos que você primeiramente, vá ao campo Tipo de insumos, identificado pelo número 1, na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial e, selecione a opção TODOS (MAT - EQU - MO - SER). Em seguida, clique no botão + , também mostrado em destaque na imagem acima.
Ao clicar nesse botão será aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá selecionar o tipo de item que deseja cadastrar e, em seguida clicar no botão OK.
Ao executar esta ação será aberta a janela para que seja feito o cadastro do tipo de item selecionado.
Lembramos que somente os campos com asterisco ( * ) são obrigatórios.
Após concluir o cadastro do item você já poderá adicioná-los ao seu Orçamento sem a necessidade de sair da página Compor Orçamento e ir até a página de cadastro.
IMPORTANTE:
Nós sugerimos que você selecione a opção TODOS (MAT - EQU - MO - SER), no campo Tipo de insumos, identificado pelo número 1, na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, porque dessa forma, ao clicar no botão + , para cadastrar um novo item, primeiramente será aberta uma janela para que você selecione o tipo de item que deseja cadastrar.
Se, ao invés de selecionar a opção TODOS (MAT - EQU - MO - SER), você selecionar alguma outra opção, como por exemplo, MAT - Material, ao clicar no botão + , já será aberta a janela para cadastro de um novo Material.
Como aplicar BDI em um Orçamento no SIGO ERP? (Nº 478)
No SIGO ERP, o BDI poderá ser aplicado ao seu Orçamento de 3 formas:
1ª. Por Orçamento;
2ª. Por item;
3ª. Por preço de venda.
Para chegar à página onde poderá realizar esta ação, você precisará ir em ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR.
Ao chegar nessa página busque pelo Orçamento desejado e, quando este aparecer, clique em seu nome para ser levado à página Carregar Orçamento.
Ao chegar na página Carregar Orçamento, clique no ícone identificado pelo número 1 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para ser levado à página Compor Orçamento.
Ao chegar na página Compor Orçamento, clique no ícone identificado pelo número 2 para que seja aberta a janela onde serão mostradas as 3 formas possíveis para se aplicar o BDI no SIGO ERP.
1ª. Aba: BDI POR ORÇAMENTO:
Nesse local você poderá aplicar uma porcentagem única do BDI em todos:
Materiais;
Mãos de Obra;
Equipamentos;
E Serviços
que estiverem em seu Orçamento.
Para utilizá-la, após selecionar a aba BDI POR ORÇAMENTO, basta que você informe a porcentagem de BDI que deverá ser aplicada a cada um desses itens no campo identificado pelo número 3 e, em seguida, clicar no botão APLICAR BDI.
IMPORTANTE:
A porcentagem do BDI informada, será BDI aplicada a todos Materiais, Mãos de Obra e aos Equipamentos associados ao Orçamento. Pertencentes ou não a um Serviço (Composição).
Já a porcentagem de BDI informada para ser aplicada aos Serviços, será aplicadas somente aos SERVIÇOS NÃO COMPOSTOS, ou seja, Serviços que NÃO são COMPOSIÇÕES (CPU - composição de preço unitário).
2ª. Aba: BDI POR ITEM:
Nesse local você poderá aplicar uma porcentagem diferente de BDI em cada um dos itens do seu Orçamento.
Essa forma de aplicação do BDI é utilizada, principalmente, para que você possa adicionar porcentagens diferentes de BDI em alguns itens em especial.
Desse modo, você poderá aplicar o BDI Por Orçamento nos itens em geral e, aplicar a opção BDI Por item somente em algum item específico do seu Orçamento.
Para utilizá-la, após selecionar a aba BDI POR ITEM, você deverá selecionar a Etapa onde se encontra o item que terá uma porcentagem diferente de BDI.
Ao selecionar a Etapa, a mesma será aberta detalhadamente, mostrando a porcentagem de BDI padrão que foi adicionada na aba BDI POR ORÇAMENTO.
Então você deverá ir ao item que deseja alterar a porcentagem do BDI e informar a nova porcentagem, que somente aquele item deverá ter naquela Etapa específica do Orçamento.
Após informar a nova porcentagem para o item desejado, clique no botão APLICAR BDI para salvar as alterações.
Após fazer essas alterações, caso deseje visualizá-la no Orçamento, vá à página Compor Orçamento, selecione a Etapa onde se encontra o item que teve sua porcentagem de BDI alterada.
Em seguida, coloque o mouse parado sobre os itens dessa Etapa e verá que a porcentagem de BDI dos itens em geral está diferente da porcentagem de BDI do item que você alterou o percentual na aba BDI POR ITEM.
3ª. Aba: BDI POR PREÇO DE VENDA:
Nesse local ao invés de informar a porcentagem de BDI que deverá ser aplicada em cada item, você deverá informar o valor final que cada item deverá ter.
Ao informar o valor final, o SIGO ERP irá calcular a porcentagem de BDI que foi aplicada em cada item.
Essa forma de aplicação do BDI normalmente é utilizada para Orçamentos de Licitações, pois sabemos que, nestes casos, alguns centavos fazem a diferença entre ganhar ou perder.
Para utilizá-la, após selecionar a aba BDI POR PREÇO DE VENDA você deverá selecionar Etapa por Etapa do seu Orçamento.
Ao selecionar a Etapa, a mesma será aberta mostrando todos os seus itens e cada item terá o campo onde é mostrado o VALOR TOTAL editável.
Desse modo, você poderá editar o campo do VALOR TOTAL, informando o Preço Final de Venda de cada item, sem se preocupar com a porcentagem do BDI, pois o próprio SIGO ERP irá calcular a porcentagem de BDI aplicada em cada item e irá mostrá-la, após você clicar no botão APLICAR BDI.
Como excluir uma Etapa de um Orçamento no SIGO ERP ? (Nº 506)
Para excluir uma das Etapas de um Orçamento no SIGO ERP, você deverá ir em ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR.
Ao chegar nessa página busque pelo Orçamento desejado e, quando este aparecer, clique em seu nome para ser levado à página CARREGAR ORÇAMENTO.
Na página Carregar Orçamento, clique em ETAPAS → CRIAR/EDITAR, locais identificados pelo números 1 e 2 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.
Na página que será mostrada a seguir, procure pela Etapa que deseja excluir e clique no ícone em formato de lixeira, identificado pelo número 3 na imagem localizada no rodapé deste tutorial, referente a essa Etapa para executar a exclusão da mesma.
IMPORTANTE:
Não será possível EXCLUIR uma Etapa que já possua alguma Medição cadastrada. Desse modo, se você desejar excluir a Etapa, primeiramente, precisará excluir a Medição.
Nessa página também será possível excluir todo o conteúdo de um Orçamento, deixando-o totalmente vazio. Para executar esta ação, basta clicar no ícone em formato de lixeira, identificado pelo número 4.
Onde consigo visualizar, detalhadamente, as informações de um Orçamento no SIGO ERP ? (Nº 506)
No SIGO ERP para visualizar, detalhadamente, as informações de um Orçamento você deverá ir em ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR.
Ao chegar nessa página busque pelo Orçamento desejado e, quando este aparecer, clique em seu nome para ser levado à página CARREGAR ORÇAMENTO.
Na página Carregar Orçamento, nos locais destacados em vermelho na imagem localizada no rodapé deste tutorial, você poderá visualizar várias informações importantes do seu Orçamento, tais como:
Visualizar todas as Etapas/Subetapas do Orçamento, com seus, respectivos Itens (Composições e Insumos): ANALÍTICO → GERAL;
Curva ABC dos Itens que fazem parte do Orçamento:
→ ANALÍTICO → MATERIAL (CURVA ABC);
→ ANALÍTICO → MÃO DE OBRA (CURVA ABC);
→ ANALÍTICO → EQUIPAMENTOS (CURVA ABC);
→ ANALÍTICO → SERVIÇO (CURVA ABC);
Informações sobre o andamento desta Obra: aba ACOMPANHAMENTO;
Informações financeiras desta Obra: aba FINANCEIRO;
Informações sobre quantidade de materiais orçados e comprados para esta Obra: aba SUPRIMENTOS;
Informações a respeito dos funcionários alocados nesta Obra: aba RH;
Anexar arquivos referentes à Obra, registrar Eventos sobre essa Obra (elogio, reclamação ou reunião), visualizar informações de Patrimônios alocados à essa Obra: aba OUTROS.
Como cadastrar um(a) Empresa/Empreiteiro Terceirizado(a) no SIGO ERP ? (Nº 436)
Para cadastrar uma Empresa/Empreiteiro Terceirizado(a) no SIGO ERP você deverá ir em ENGENHARIA→ EMPREITEIRO → CADASTRAR EMPREITEIRO.
Após acessar a página, preencha o formulário com as informações da Empresa/Empreiteiro que deseja cadastrar.
IMPORTANTE:
Se o Empreiteiro a ser cadastrado for do Tipo Pessoa Jurídica, para auxiliar no preenchimento das informações sugerimos que, primeiramente, preencha o campo CNPJ e, em seguida, clique no ícone em formato de lupa, localizado à direita do campo TIPO, para que o SIGO ERP busque as informações diretamente no site da Receita Federal e preencha alguns campos automaticamente.
Somente os campos com asterisco( * ) são de preenchimento obrigatório.
Após preencher o formulário com as informações desejadas, clique no botão CADASTRAR EMPRESA TERCEIRA para concluir o cadastro.
Nesta página, existe ainda um atalho que o conduzirá à página de consulta de Empresas/Empreiteiros Terceirizados cadastrados, para isso basta clicar no ícone em formato de lupa, localizado no canto superior direito da página, em destaque na imagem acima.
Como consultar uma Empresa/Empreiteiro Terceirizado(a) cadastrado(a) no SIGO ERP ? (Nº 434)
Para consultar as informações de uma Empresa ou Empreiteiro Terceirizado(a) cadastrado(a) no SIGO ERP, você deverá ir em ENGENHARIA → EMPREITEIRO → CONSULTAR EMPREITEIROS.
Ao chegar nesta página, localizado na lateral esquerda existe o campo TIPO, identificado pelo número 1, na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, onde você poderá selecionar se deverão ser mostradas:
Somente Empresas Ativas;
Todas as Empresas Terceiras.
Logo abaixo desde campo, existe um campo de busca, identificado pelo número 2, onde você poderá digitar as informações da Empresa que deseja consultar.
Ainda nessa página, na lista de Empresas/Empreiteiros cadastrados, na coluna ações, você poderá:
No ícone identificado pelo número 3: editar as informações da Empresa/Empreiteiro;
No ícone identificado pelo número 4: excluir o cadastro da Empresa/Empreiteiro.
Nesta página, existem ainda dois atalhos identificados na imagem:
Pelo número 5: que o conduzirá à página de cadastro de Empresa/Empreiteiro Terceirizado;
Pelo número 6: que o conduzirá à página de consulta de Contratos de Empreiteiros.
Como cadastrar no SIGO ERP, uma Atividade que será realizada em um Projeto/Obra ? (Nº 280)
No SIGO ERP é possível cadastrar uma atividade que será realizada em um Projeto/Obra.
Nesse cadastro é possível:
Selecionar o Projeto/Obra a qual a atividade pertence;
Descrever as ações que serão realizadas;
Alocar os funcionários que trabalharão para execução da mesma, etc...
Para cadastrar uma atividade você deverá ir em ENGENHARIA → PLANEJAMENTO → ATIVIDADE.
Ao chegar nesta página será possível:
Nos campos identificados pelo número 1: selecionar parâmetros de busca para as atividades cadastradas;
No ícone identificado pelo número 2: cadastrar uma nova atividade;
No ícone identificado pelo número 3: visualizar e imprimir a atividade cadastrada;
No ícone identificado pelo número 4: editar as informações da atividade;
No ícone identificado pelo número 5: excluir a atividade.
Ao clicar no ícone identificado pelo número 2, será aberto o formulário mostrado na imagem, localizada no rodapé deste tutorial, onde estarão os campos onde você poderá preencher as informações da atividade a ser cadastrada.
Lembramos que, somente os campos com asterisco( * ) são de preenchimento obrigatório.
No ícone identificados pelo número 6: você poderá alocar funcionários que estarão envolvidos na realização execução da atividade.
Após preencher as informações, basta clicar no botão SALVAR DADOS DA ATIVIDADE para concluir o cadastro.
Para voltar à página de consulta das atividade cadastradas clique no ícone identificado pelo número 7, localizado no canto superior direito da página.
Porque na página de registro de Medições não estão aparecendo alguns itens que estão cadastrados em meu Orçamento para que eu possa registrar minhas Medições no SIGO ERP?
Se ao chegar na página de registro de Medições no SIGO ERP, não estiverem aparecendo alguns itens cadastrados em seu Orçamento para que você possa preencher a quantidade que foi utilizado/realizado no período, verifique se o item que você está tentando registrar a Medição é um Serviço.
Digo isso porque no SIGO ERP somente será possível registrar Medições para itens do tipo Serviço.
Caso você precise/deseje registrar a Medição de um item do tipo Material, Equipamento ou Mão de Obra, obrigatoriamente, você deverá criar um Serviço com Valor igual a R$ 0,01 e dentro desse Serviço inserir o Material, o Equipamento e/ou a Mão de Obra que precise medir.
Após executar esta ação, a soma dos valores dos Insumos que estiverem inseridos no Serviço é que formarão o valor desse Serviço.
Dessa forma, você conseguirá registrar normalmente a Medição desse item.
Meu Projeto é uma Obra, mas ao criá-lo, me esqueci de selecionar a opção "Este Projeto é uma Obra". O que devo fazer?
Conforme explicamos neste tutorial, no SIGO ERP um Projeto pode ser:
Uma das suas Obras
Ou apenas uma unidade da sua Empresa.
O que irá definir se o Projeto cadastrado será uma das suas Obras ou apenas uma unidade da sua Empresa é somente uma pequena marcação que você deverá fazer no momento do cadastro.
Caso o Projeto seja uma Obra, você deverá selecionar o local "Este Projeto é uma Obra", identificado pelo número 1 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.
Entretanto, caso o Projeto seja uma Obra, mas no momento do cadastro você tenha se esquecido de marcar a opção "Este Projeto é uma Obra", não precisa se preocupar, pois é possível alterá-lo e transformá-lo em uma Obra.
Para fazer essa alteração você deverá ir em ENGENHARIA → PROJETO/OBRA→ CONSULTAR.
Ao chegar nessa página, busque o Projeto que precisa ser alterado.
Quando o mesmo aparecer, vá ao botão de ações, identificado pelo número 2, na imagem localizada no rodapé desse tutorial, em seguida, clique na opção Transformar Projeto em Obra, identificado pelo número 3.
Em seguida, confirme a alteração clicando no botão SIM.
Isso também poderá ser utilizado caso você precise realizar o processo inverso, ou seja, transformar Obra em Projeto.
Como alterar os usuários que tem permissão de acesso a um PROJETO/OBRA? (Nº 161)
No momento do cadastro de um Projeto/Obra no SIGO ERP, você deverá definir quais usuários poderão visualizar as informações, assim como cadastrar Requisições de Materiais e registrar Ordens de Compra para o mesmo.
Essa permissão de acesso deverá ser concedida selecionando os usuários que aparecem listados na página de cadastro, identificado pelo número 1 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, antes de clicar no botão CADASTRAR PROJETO/OBRA.
Porém caso você se esqueça de selecionar algum usuário ou venha cadastrá-lo somente após o Projeto/Obra já estar cadastrado, para que este consiga acessar o Projeto/Obra, obrigatoriamente, você deverá ir à página ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → PERMISSÕES e conceder a este usuário, a permissão de acesso aos Projetos/Obra que já estavam cadastrados.
Ao chegar na página mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, no menu Selecione o usuário que deseja alterar as permissões dos Projetos/Obras, identificado pelo número 2, selecione o usuário que você deseja definir a quais Projetos/Obra ele terá permissão de acesso.
Em seguida, vá à lista de Projetos/Obras cadastrados e selecione na lateral esquerda, identificado pelo número 3, todos os Projetos/Obras que o usuário selecionado deverá ter permissão de acesso.
Em seguida, clique no botão PERMITIR para salvar as alterações.
Como registrar o ponto de um funcionário manualmente, em um Projeto/Obra no SIGO ERP ? (Nº 152)
No SIGO ERP é possível registrar o ponto de um funcionário em um Projeto/Obra manualmente ou por importação.
IMPORTANTE:
Para que seja possível registrar o ponto do Funcionário manualmente em um Projeto/Obra em uma data, OBRIGATORIAMENTE, ele precisará pertencer a este Projeto/Obra ou, previamente, ter sido alocado no Projeto/Obra, na data específica. Isso porque na página de registro de ponto de um Projeto Obra somente serão mostrados:
→ Os Funcionários que fazer parte do Projeto/Obra;
e
→ Os Funcionários alocados no Projeto/Obra na data selecionada.
Após o Funcionário ter sido, previamente, alocado no Projeto/Obra, para fazer o registro do ponto de forma manual, você deverá ir em ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → REGISTRAR.
Ao chegar nessa página procure pelo Projeto/Obra em que deseja registrar o ponto do Funcionário.
Quando encontrá-lo, vá a coluna AÇÕES referente a esse Projeto/Obra e clique no botão em formato de relógio, identificado pelo número 1 na IMAGEM 1, localizada no cabeçalho deste tutorial.
Ao clicar nesse botão será aberta a página mostrada na IMAGEM 2, onde você deverá, primeiramente, ir ao calendário, localizado na lateral esquerda da página, identificado pelo número 2 e, selecionar a data em que deseja registrar o ponto dos funcionários.
Após executar esta ação, vá a lista dos funcionários alocados nesse Projeto/Obra:
Selecione-os, no local identificado pelo número 3;
Verifique se os horários de ENTRADA e SAÍDA estão corretos, no local identificado pelo número 4;
Em seguida vá à coluna TIPO ALMOÇO, identificada pelo número 5 e, selecione para casa funcionário, uma das seguintes opções:
→ ALMOÇO MANUAL: ao selecionar esta opção nas colunas ENTRADA DO ALMOÇO e SAÍDA DO ALMOÇO serão mostrados campos para que você possa fazer o preenchimento manual desses, respectivos, horários para cada colaborador;
→ ALMOÇO AUTOMÁTICO: ao selecionar esta opção significa que você deseja que essas colunas tenham preenchimento automático. Desse modo, o SIGO irá descontar 1 hora do período preenchido nas colunas hora de entrada e hora de saída como horário de almoço para esse colaborador.
→ SEM ALMOÇO: ao selecionar esta opção você estará informando que todo o período preenchido nas colunas hora de entrada e hora de saída deverão ser contabilizados integralmente como horas trabalhadas, indicando que o colaborador não teve horário de almoço.
Caso o funcionário não tenha comparecido na data selecionada ou queira registrar o abono deste dia por algum motivo, no campo MOTIVO ABONO/FALTA, identificado pelo número 5, selecione a opção desejada. Caso o motivo que deseja informar não esteja aparecendo neste local para ser selecionado, você poderá cadastrá-lo em RH → CONFIGURAÇÕES → TIPOS DE ABONO;
Caso deseje adicionar alguma informação sobre o Funcionário desta data informe-a no campo OBSERVAÇÃO.
Em seguida, clique no botão SALVAR PONTO NA DATA "DATA SELECIONADA", identificado pelo número 7.
IMPORTANTE:
Os horários de Entrada e Saída dos funcionários deverão ser previamente configurados em RH → CONFIGURAÇÕES → JORNADA DE TRABALHO, pois caso seja informado um Período de Trabalho diferente dos horários informados neste local, o SIGO ERP irá computar como Faltas ou Horas Extras.
Se o ponto dos Funcionários for registrado no SIGO ERP será possível visualizar relatórios com as quantidades de horas trabalhadas em cada Projeto/Obra, assim como quantidade de faltas e horas extras. Esses relatórios estarão disponíveis em RH → RELATÓRIOS.
Como registrar o ponto de um funcionário por importação, em um Projeto/Obra no SIGO ERP ? (Nº 658)
Conforme dissemos anteriormente, no SIGO ERP é possível registrar o ponto de um funcionário em um Projeto/Obra manualmente ou por importação.
IMPORTANTE:
Ao contrário do ponto manual que é necessário, obrigatoriamente, fazer a alocação do Funcionário no Projeto/Obra na data para que seja possível fazer o registro, no ponto por importação NÃO É NECESSÁRIO ALOCAR PREVIAMENTE O FUNCIONÁRIO NO PROJETO/OBRA, pois ao realizar a importação o SIGO ERP cria automaticamente a alocação do Funcionário no Projeto/Obra, na data informada, caso a mesma ainda não tenha sido criada.
Para fazer esse registro por importação, primeiramente, você deverá ir em ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → IMPORTAR PONTO e clicar em um dos locais destacados na imagem acima, para baixar a planilha modelo que deverá ser utilizada na importação.
Assim como outras importações que podem ser feitas no SIGO ERP, os campos com preenchimento obrigatórios são mostrados em vermelho na planilha de importação, os demais campos são opcionais.
Existem ainda algumas colunas que possuem um padrão para o preenchimento. Segue abaixo as instruções para o preenchimento das mesmas.
LAYOUT PADRÃO DE ALGUMAS COLUNAS DA
PLANILHA DE IMPORTAÇÃO DE PONTOS DE FUNCIONÁRIOS
CPF - deverá ser preenchido com 11 dígitos, sem pontos ou traço;
DATA DO PONTO - deverá ser preenchido no formato DD/MM/AAAA;
HORA DE ENTRADA - deverá ser preenchido no formato HH:MM:SS;
HORA DE SAÍDA - deverá ser preenchido no formato HH:MM:SS;
HORA ENTRADA ALMOÇO - deverá ser preenchido no formato HH:MM:SS;
HORA SAÍDA ALMOÇO - deverá ser preenchido no formato HH:MM:SS;
IMPORTANTE: as colunas HORA ENTRADA ALMOÇO e HORA SAÍDA ALMOÇO são opcionais e precisarão ser preenchidas somente se, a coluna seguinte, TIPO ALMOÇO for preenchida com a opção M.
TIPO ALMOÇO - deverá seja preenchida com uma das seguintes opções:
→ M : essa opção indica que essas colunas terão preenchimento manual;
→ A : preencher com essa opção significa que você deseja que essas colunas tenham preenchimento automático. Desse modo, o SIGO irá descontar 1 hora do período preenchido nas colunas hora de entrada e hora de saída como horário de almoço desse colaborador.
→ S : nesta opção o período preenchido nas colunas hora de entrada e hora de saída será contado integralmente como horas trabalhadas, indicando que o mesmo não teve horário de almoço.
MOTIVO FALTA - o motivo informado nesse campo deverá estar previamente cadastrado em RH → CONFIGURAÇÕES → TIPOS DE ABONO.
Após preencher a Planilha com as informações dos pontos dos Funcionários que deseja registrar, salve-a no formato no formato CSV, na codificação UTF-8 ou Pasta de Trabalho do Excel 97-2003.
Em seguida, volte à página ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → IMPORTAR PONTO, clique no botão Procurar..., selecione o arquivo desejado e clique no botão ENVIAR PLANILHA.
Após enviar o arquivo, os dados carregados serão mostrados, conforme mostrado na imagem abaixo:
→ Se for mostrada a palavra ERROS, indica que o SIGO ERP encontrou algum erro, em sua planilha, naquela linha. Clique sobre a palavra ERRO para obter mais informações sobre o problema encontrado. Nesse caso você deverá:
Clicar no botão DESCARTAR LINHAS SELECIONADAS, para descartar o arquivo enviado;
Voltar à sua planilha, corrigir o erro identificado, salvá-la e, em seguida, tentar importá-la novamente.
→ Porém, se não for mostrada a palavra ERROS, indica que o SIGO ERP não encontrou nenhum problema e as informações da sua planilha podem ser importadas. Nesse caso, basta clicar no botão IMPORTAR DADOS PARA O SIGO, para concluir a importação.
Após concluir a importação, para visualizar o registro de pontos dos Funcionários você deverá ir em ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → REGISTRAR e, seguir os passos como se fosse registrar o ponto dos Funcionários manualmente, explicado neste tutorial.
Se a importação tiver ocorrido normalmente, ao selecionar a data, você irá visualizar que o ponto estará registrado para os Funcionários.
Outros locais em que os pontos registrados também poderão ser consultados e gerados relatórios é através dos links disponíveis em RH → RELATÓRIOS → PONTO, PONTO SINTÉTICO e PONTO POR FUNCIONÁRIO.
Como permitir que um usuário visualize somente alguns Orçamentos cadastrados no SIGO ERP?
No SIGO ERP é possível definir quais Orçamentos um usuário poderá acessar e visualizar as informações.
Para configurar essas permissões, primeiramente, será necessário você retirar do perfil utilizado por esse usuário, a permissão de acesso à página Consultar Orçamentos (ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR). Para remover essa permissão você deverá ir em SISTEMA →ACESSO → PERFIL e seguir as instruções explicadas no tutorial Como configurar ou alterar as permissões de um perfil de usuário no SIGO ERP?
Ao chegar nessa página, procure pelas permissões de número:
505 - Consultar Orçamento;
e 161 - Permissão Projeto.
Caso essas permissões estejam selecionadas, você deverá desmarcá-las.
Em seguida, procure pela permissão de número:
663 - Meus orçamentos;
Caso ela esteja desmarcada, selecione-a.
Em seguida, clique no botão ASSOCIAR FUNCIONALIDADE AO PERFIL 'NOME DO PERFIL' para salvar as alterações.
IMPORTANTE:
Para que as alterações feitas em um perfil comecem a funcionar, o usuário associado ao perfil que sofreu alterações, deverá deslogar-se do SIGO ERP e, em seguida, logar-se novamente.
Após fazer essas alterações, o usuário vinculado a este perfil, só poderá visualizar os Orçamentos que ele tenha permissão de acesso aos Projetos e, o acesso a esses Orçamentos só poderá ser feito pela página ENGENHARIA → ORÇAMENTO → MEUS ORÇAMENTOS, pois o acesso dele à página ENGENHARIA → ORÇAMENTO → CONSULTAR estará bloqueada.
Para definir quais Projetos/Obra o usuário terá permissão de acesso, você deverá ir em ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → PERMISSÕES.
Ao chegar na página mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, no menu Selecione o usuário que deseja alterar as permissões dos Projetos/Obras, identificado pelo número 1, selecione o usuário que você deseja definir a quais Projetos/Obra ele terá permissão de acesso.
Em seguida, vá à lista de Projetos/Obra cadastrados e selecione na lateral esquerda, identificado pelo número 2, somente os Projetos/Obra que o usuário selecionado deverá ter permissão de acesso.
Em seguida, clique no botão PERMITIR para salvar as alterações.
Como cadastrar um Contrato/Orçamento de Empreiteiro/Empresa Terceirizada? (Nº 703)
No SIGO ERP para cadastrar um Contrato/Orçamento de Empreiteiro/Empresa Terceirizada você precisará:
1º. Ter cadastrado um Orçamento para sua Obra e, nesse Orçamento deverão, obrigatoriamente, estar cadastrados os Serviços que serão realizados pelo Empreiteiro.
2º. Ter um Empreiteiro ou Empresa Terceira cadastrada em ENGENHARIA → EMPREITEIRO → CADASTRAR EMPREITEIRO.
Após atender a esses critérios, para fazer o cadastro desse orçamento você deverá ir à página ENGENHARIA → EMPREITEIRO → CRIAR CONSTRATO/ORÇAMENTO.
Na página que será aberta, mostrada na IMAGEM 1, localizada no cabeçalho deste tutorial, preencha ao menos os campos obrigatórios (conforme padrão do SIGO ERP, os campos obrigatórios são os que possuem asterisco(*) e o nome em negrito).
Além desses campos obrigatórios, nessa página também existem outros campos importantes:
Observação Interna, identificado pelo número 1: as informações preenchidas nesse campo NÃO serão exibidas na impressão desse Orçamento, elas estarão visíveis somente na página de importação da medição para o Financeiro. Por esse motivo sugerimos que seja utilizado para preencher com informações referentes a descontos que deverão ser realizados no pagamento da medição do Empreiteiro.
Observação Geral, identificado pelo número 2: as informações preenchidas nesse campo serão mostradas na impressão desse Orçamento. Por esse motivo, caso você deseje, este campo poderá ser utilizado para inclusão das cláusulas do Contrato.
Logo abaixo desses campos existem também a opção para configuração dos Signatários desse Contrato/Orçamento, identificado pelo número 3: neste local você poderá preencher os campos com Nome, Cargo e Setor de todas as pessoas que deverão assinar este documento.
Em seguida, para concluir o cadastro, clique no botão CRIAR ORÇAMENTO PARA EMPREITEIRO.
Após clicar nesse botão será aberta a página mostrada na IMAGEM 2, onde você deverá clicar no botão ESCOLHER SERVIÇOS QUE SERÃO REALIZADOS PELOS EMPREITEIROS, mostrado em destaque, para selecionar os serviços que serão realizados por este Empreiteiro.
Ao clicar nesse botão será aberta uma página mostrando todos os Serviços cadastrados no Orçamento da Obra selecionada, conforme mostrado na IMAGEM 3, localizada rodapé deste tutorial, onde você deverá selecionar, na lateral esquerda, todos os serviços que serão realizados por este Empreiteiro, que deverão ser adicionados ao Contrato que está cadastrando.
Após selecionar todos os Serviços cadastrados nessa Obra, que serão ser realizados pelo Empreiteiro selecionado, clique no botão SELECIONAR SERVIÇOS QUE SERÃO REALIZADOS PELO EMPREITEIRO para confirmar sua escolha.
Na página seguinte, mostrada na IMAGEM 4, preencha os campos em destaque com as informações solicitadas:
No campo QTDE, identificado pelo número 4: preencha com a quantidade deste serviço que deverá ser realizada pelo Empreiteiro deste contrato. Esta quantidade poderá ser igual a quantidade total do Serviço cadastrado no Orçamento ou somente uma parte.
No campo UNITÁRIO (R$), identificado pelo número 5: preencha com o valor unitário que será pago ao Empreiteiro pela realização deste Serviço. Este valor também poderá ser igual ao valor unitário do Serviço cadastrado no Orçamento, maior ou menor, conforme a sua vontade.
No botão identificado pelo número 6: é local onde você poderá, se desejar, cadastrar um Memorial Descritivo para cada Serviço cadastrado neste Contrato/Orçamento de Empreiteiro.
Após preencher esses campos o seu Contrato/Orçamento de Empreiteiro estará cadastrado.
Para imprimir o Contrato/Orçamento cadastrado, clique no botão com o ícone PDF, identificado pelo número 7.
Ao clicar neste botão serão mostradas algumas opções de informações que poderão ser ou não exibidas.
Alertamos que você tenha atenção para NÃO selecionar a opção ORÇAMENTO COMPLETO, caso deseje gerar uma impressão para ser entregue o Empreiteiro, pois com esta opção selecionada serão mostrada na impressão:
As quantidades e valores totais dos Serviços cadastrados no Orçamento da Obra.
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IMPORTANTE:
Após o Contrato/Orçamento do Empreiteiro estar cadastrado, você poderá fazer:
Apropriação Diária do Empreiteiro: registrar a quantidade dos Serviços executados diariamente.
Medição do Empreiteiro: registrar a quantidade dos Serviços executados durante um período. Esse registro irá gerar o valor financeiro que deverá ser pago ao Empreiteiro.
A quantidade de Contratos/Orçamentos de Empreiteiro vinculados ao Orçamento de uma Obra e o valor total dos mesmos, serão mostrados em destaque na página CARREGAR ORÇAMENTO do Orçamento dessa Obra e, ao clicar nesses números/valores será aberta uma janela mostrando informações sobre cada um dos Contratos/Orçamentos de Empreiteiro cadastrados, assim como os seus, respectivos: valores totais, medições pagas e provisionadas.
Como registrar a Medição para um Contrato/Orçamento de Empreiteiro/Empresa Terceirizada no SIGO ERP? (Nº 701, Nº 720 e Nº 771)
No SIGO ERP para registrar a Medição para um Contrato/Orçamento de Empreiteiro/Empresa Terceirizada você deverá primeiramente ir à página ENGENHARIA → EMPREITEIRO → CONSULTAR CONTRATO/ORÇAMENTO.
Chegando nessa página, busque o Contrato/Orçamento para o qual precisa registrar a Medição e, quando o mesmo aparecer, clique nos locais mostrados em destaque na IMAGEM 1, localizada no cabeçalho deste tutorial, para que seja aberta a janela onde você precisará, obrigatoriamente, cadastrar os períodos de Medição para este Contrato/Orçamento, conforme mostrado na IMAGEM 2.
Nessa janela você deverá preencher os campos Data Inicial e Data Final, como os períodos de Medição desse Contrato/Orçamento e, em seguida clicar no botão CADASTRAR MEDIÇÃO até que todos os períodos de Medição desse Contrato/Orçamento estejam cadastrados.
Após os períodos de Medição estarem cadastrados, para registrar a Medição, basta clicar no botão mostrado em destaque na IMAGEM 3, para que seja aberta a página mostrada na IMAGEM 4, localizada no rodapé deste tutorial.
Onde, nos locais mostrados em destaque na coluna REALIZADO NO PERÍODO, você deverá preencher a quantidade de cada Serviço realizado pelo Empreiteiro/Empresa Terceirizada no período.
Ao preencher este campo, imediatamente, o SIGO irá preencher a coluna FINANCEIRO, destacada na cor verde, com o valor à pagar pela realização de cada Serviço e com o VALOR TOTAL que você terá à pagar ao Empreiteiro/Empresa Terceirizada neste período.
Após registrar as quantidades de Serviço realizada, você deverá ir à página ENGENHARIA → ACOMPANHAMENTO → AVALIAR MEDIÇÕES e aprovar esta Medição, no local mostrado em destaque na IMAGEM 5, para que o valor da medição possa ficar disponível ser importado para o financeiro através da página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → MEDIÇÕES DE EMPREITEIROS, como uma despesa de pagamento desse Empreiteiro.