Suprimentos

 

Cadastrando um Estoque para um Projeto/Obra no SIGO ERP (Nº 69)


No SIGO ERP existem 2(duas) formas para se cadastrar um ESTOQUE para um Projeto/Obra.


1ª. FORMA: Vá ao menu SUPRIMENTOS → ESTOQUE → CADASTRAR/EDITAR. 

Na página que será mostrada serão mostrados os Estoques que já estão cadastrados.

Para cadastrar um novo Estoque clique no botão +, localizado no canto superior direito da página, em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que seja aberta a janela mostrada acima, onde:


Após preencher as informações e selecionar os usuários que deverão ter permissão de acesso à esse Estoque, clique no botão CRIAR para concluir o cadastro.


2ª. FORMA:  Vá ao menu ENGENHARIA → PROJETO/OBRA → CONSULTAR

Na página que será mostrada, procure o Projeto/Obra ao qual deseja criar o Estoque.

Quando aparecer o Projeto escolhido clique no botão  + ,da coluna ESTOQUE, mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial, para que seja aberta a janela mostrada logo abaixo, onde:


Após preencher as informações e selecionar os usuários que deverão ter permissão de acesso à esse Estoque, clique no botão SIM para concluir o cadastro.


Criando uma Requisição de Materiais para Projeto/Obra no SIGO ERP (Nº 47 e Nº 466)


No SIGO ERP toda Requisição de Materiais para um Projeto/Obra, precisa ser feita a partir de um Estoque.

Desse modo, antes de criar uma Requisição de Materiais é necessário que seja feita a criação do Estoque para o Projeto/Obra e, que você tenha permissão de acesso ao Projeto/Obra ao qual pertence esse Estoque.


Caso o Projeto/Obra já possua um ESTOQUE e você possua permissão para acessá-lo, para criar a Requisição de Materiais basta ir ao menu SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → REQUISITAR MATERIAIS.


Nesta página haverá o campo Estoque, onde você deverá selecionar o ESTOQUE do Projeto/Obra para onde deseja requisitar os materiais e, em seguida, clicar no botão BUSCAR, conforme mostrado na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Após selecionar um Estoque, caso já tenham sido criadas outras Requisições para o mesmo, elas estarão listadas nesta página com suas, respectivas, informações.


Dentre as informações das Requisições, existe a informação de nome "Status". Os Status das Requisições podem ser dos seguintes tipos:



Nesta mesma página, após selecionar um ESTOQUE, também será mostrado o botão +CRIAR REQUISIÇÃO, onde você deverá clicar para criar uma nova Requisição de Materiais.


Ao clicar nesse botão você será levado à página onde deverá preencher as seguintes informações para criar sua  Requisição de Materiais:


Nesse campo só serão mostrados os Projetos/Obras que o seu usuário tem permissão. Caso você tenha permissão, poderá configurar essas permissões clicando no botão identificado pelo número 3.1;



Ao selecionar um Orçamento ou uma Etapa, você poderá requisitar os materiais orçados (cadastrados no orçamento da obra) clicando no botão identificado pelo número 5.1, para que seja aberta uma página semelhante a que está sendo exibida na 4ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, mostrando os materiais orçados com suas, respectivas, quantidades. Haverá ainda 2(dois) campos editáveis: 



Após preencher esses campos referentes ao(s) material(is) que deseja requisitar, clique no botão INSERIR MATERIAL NA REQUISIÇÃO.


Ao executar esta ação, você voltará à página anterior (1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial) onde agora haverá uma lista mostrando as informações dos materiais que você acabou de adicionar à Requisição, para que você possa fazer a conferência dos dados e corrigir, se necessário. 

Nessa lista, também serão mostradas no campo identificado pelo número 6: a Etapa para onde está sendo requisitado o material. Se desejar você poderá alterar a informação mostrada, conseguindo dessa forma requisitar materiais para diferentes etapas da sua Obra.


Para adicionar um material, ele deverá estar cadastrado no SIGO ERP. Caso ainda não esteja cadastrado, clique no botão +, identificado pelo número 8 para que seja aberto o formulário de cadastro. Para obter mais informações sobre os campos disponíveis no formulário de cadastro, clique aqui.





Após conferir todas as informações, clique no botão CRIAR REQUISIÇÃO DE MATERIAIS.


Na página seguinte, novamente clique no botão CRIAR REQUISIÇÃO, para concluir a criação da Requisição de Materiais.


IMPORTANTE: Caso você tenha adicionado à Requisição, materiais de diferentes etapas da sua obra, o SIGO irá criar não apenas uma requisição, mas irá criar uma requisição para cada etapa em que existam materiais requisitados.

Por exemplo, se você adicionar à Requisição materiais que pertençam a 2 etapas, o SIGO irá criar 2 requisições, se adicionar materiais que pertençam a 3 etapas, o SIGO irá criar 3 requisições, e assim sucessivamente.


Entretanto, caso o seu usuário tenha permissão, nesta mesma página você poderá ainda:




IMPORTANTE: 

Caso você selecione a opção  CRIAR UMA COTAÇÃO DE PREÇO COM A REQUISIÇÃO QUE SERÁ CRIADA E APROVADA AUTOMATICAMENTE, você já deverá também preencher os campos que serão mostrados à seguir, referentes à Cotação:



Após preencher todos campos, clique no botão CRIAR REQUISIÇÃO.

Aprovando uma Requisição de Materiais para um Projeto/Obra no SIGO ERP (Nº 54)


Em algumas Empresas, uma pessoa é responsável por criar a Requisição de Materiais e a mesma fica PENDENTE (aguardando) até que outra pessoa a avalie.


Se na sua Empresa o processo de requisição de materiais for dessa forma, para avaliar uma Requisição de Materiais criada no SIGO ERP, o responsável por esta avaliação deverá ir em SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → AVALIAR REQUISIÇÕES.


Ao chegar nesta página existirá a opção de filtrar as Requisições:


TODAS: para mostrar todas as Requisições existentes, independente do Status e do Estoque a qual pertençam;

APROVADAS (Fechadas): para mostrar somente as Requisições em que todos os materiais já foram comprados ou foram reservados/embargados de outro Estoque para atendê-las;

APROVADAS (Em Cotação): para mostrar somente as Requisições que, no momento, estão fazendo parte de alguma Cotação de Preços;

PARCIALMENTE PENDENTES (Com alguns materiais aprovados): para mostrar somente as Requisições que possuem materiais que ainda não foram Aprovados;

PENDENTES: para mostrar somente as Requisições em que ainda nenhum material foi avaliado.



Após encontrar a Requisição desejada, clique no botão para APROVAR/REPROVAR REQUISIÇÃO, identificado pelo número 4.


Após clicar nesse botão você será conduzido à página de avaliação dessa Requisição, mostrado na imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Onde você irá visualizar todas as informações da Requisição:



Para aprová-los ou reprová-los de uma única você deverá selecioná-los no canto esquerdo, no local identificado pelo número 5 e, em seguida clicar no ícone identificado pelo número 6, caso deseje aprová-los, ou no ícone identificado pelo número 7, caso deseje reprová-los.


Você poderá ainda fazer alterações em cada um dos materiais utilizando os ícones localizados à direita dos mesmos:



Ao clicar em quaisquer um desses ícones será aberta uma janela de confirmação para que você possa:


IMPORTANTE:

Somente após aprovar os materiais existentes Requisição, você poderá adicioná-la a uma Cotação de Preços ou à uma Ordem de Compra.

Alterando informações de uma Requisição de materiais no SIGO ERP (Nº 106)


No SIGO ERP, SOMENTE será possível alterar as informações de uma Requisição de Materiais, se a mesma estiver com o Status igual a PENDENTE.


Desse modo, enquanto a Requisição de Materiais estiver com o Status igual a PENDENTE, será possível alterar:


Para realizar as alterações listadas acima, você deverá ir em SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → REQUISITAR MATERIAIS, selecionar o Estoque que deseja alterar e:


Na janela que será aberta, selecione o novo Estoque que a Requisição deverá pertencer e confirme a alteração clicando no botão SIM, DESEJO TRANSFERIR A REQUISIÇÃO PARA O ESTOQUE SELECIONADO.



1º. Clique no ícone identificado pelo número 2 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial;

2º. Na página que será aberta, clique no ícone identificado pelo número 3: para que seja aberta a janela onde serão mostrados esses campos para que você possa editar as informações desejadas;

3º. Após fazer as alterações, clique no botão EDITAR para salvá-las.




IMPORTANTE:






Além da alterações listadas acima, na lista de Materiais Requisitados, localizada na parte inferior desta mesma página, você poderá ainda:




Cadastrando uma Cotação de Preços no SIGO ERP (Nº 105)


No SIGO ERP após uma Requisição de Materiais ser criada e estar aprovada, você deverá criar uma Cotação de  Preços, para obter dos seus Fornecedores, os preços dos produtos contidos na Requisição afim de poder tomar a decisão e efetuar a melhor compra.


Para criar uma Cotação de  Preços no SIGO ERP, você deverá ir em SUPRIMENTOS → COTAÇÃO DE PREÇO → CADASTRAR.


Ao executar esta ação você será levado ao formulário mostrado na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, onde você deverá preencher as informações da sua Cotação de Preços:






Após preencher todas as informações, clique no botão CADASTRAR para criar a sua Cotação.


IMPORTANTE: 

Logo abaixo do formulário de cadastro da Cotação existe a opção Requisições Pendentes, que ao ser selecionada, mostra  todas as Requisições de materiais que possuem materiais aprovados, mas que ainda não foram:

Para que você possa consultar os materiais existentes em cada Requisição, assim como a situação de cada um, clicando no ícone mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Adicionando Materiais à uma Cotação de Preços no SIGO ERP (Nº 94)


Após preencher as informações para criar a sua Cotação de Preços e clicar no botão CADASTRAR, você será conduzido à página para adicionar os materiais à Cotação recém criada.


Nesta página você deverá, selecionar a opção Requisições Pendentes, mostrada em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que seja mostrado um campo onde serão mostradas todas as Requisições que ainda não foram totalmente atendidas.


É nesse campo o local onde você deverá selecionar a Requisição que deseja adicionar à Cotação, em seguida, clicar no botão CARREGAR REQUISIÇÃO.


Ao clicar nesse botão, será aberta uma janela, semelhante a que está sendo mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá:


IMPORTANTE: 



Adicionando Fornecedores à uma Cotação de Preços no SIGO ERP (Nº 73)


Após adicionar os Materiais à Cotação de Preços, o seu próximo passo deverá ser adicionar os Fornecedores que irão participar desta Cotação de Preços. 

Para executar esta ação, clique no botão mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para ser levado esta página onde deverá clicar na aba SELECIONE OS FORNECEDORES PARA PARTICIPAR DA COTAÇÃO Nº X, mostrado em destaque na imagem.


Na página seguinte, na lateral esquerda, existe m alguns filtros que deverão ser utilizados para buscar os Fornecedores que deseja adicionar a Cotação. Eles estão sendo mostrados na 3ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial:

Filtro identificado pelo número 1, Disponibilidade do Fornecedor: as opções existentes nesse filtro também são mostradas na coluna Lance, junto com as informações dos Fornecedores cadastrados no SIGO ERP

Elas se referem aos materiais existentes nesta cotação que, em algum momento em Cotações anteriores, já foram comprados com o, respectivo, Fornecedor.

Desse modo, se o Fornecedor estiver identificado na coluna Lance, como:

Filtro identificado pelo número 2, Localidade: nesse filtro você poderá filtrar os Fornecedores de uma ou mais Cidades específicas. As opções disponíveis são as cidades que foram preenchidas no campo Cidade da página de cadastro do Fornecedor.

Filtro identificado pelo número 3, Tipo de Material: nesse filtro você poderá filtrar somente os fornecedores que oferecem um Tipo de Material. Porém só existirão opções disponíveis para serem selecionadas nesse campo se você tiver categorizado os Forncedores de acordo com o tipo de material que oferecem, conforme explicado no tutorial disponível nesse link.

Filtro identificado pelo número 4, Nome: nesse filtro você poderá buscar o Fornecedor a partir da Razão Social ou Nome Fantasia.


Após buscar o Fornecedor utilizando os filtros acima, quando o mesmo aparecer, selecione-o à esquerda da página, em seguida, clique no botão ASSOCIAR FORNECEDOR À COTAÇÃO DE PREÇO, localizado na parte superior e também na parte inferior da página, conforme mostrado na imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Após adicionar todos os Fornecedores desejados, clique na aba FORNECEDORES PARTICIPANTES DA COTAÇÃO Nº X, mostrado na imagem localizada no rodapé deste tutorial, para confirmar se todos os Fornecedores desejados foram adicionados para participar da Cotação.


Enviando mensagem aos Fornecedores, via E-MAIL / WHATSAPP, convidando-os para precificar os Materiais cadastrados em uma Cotação de Preços cadastrada no SIGO ERP


No SIGO ERP você poderá enviar uma mensagem para os Fornecedores,  via E-MAIL / WHATSAPP, convidando-os para precificar uma Cotação de Preços.


Nestas mensagens que serão enviadas, existirá um link onde o Fornecedor deverá clicar para que seja  aberta a janela mostrada naimagem localizada no cabeçalho deste tutorial, onde ele poderá preencher:



Mas para que seja possível você executar enviar essa(s) mensagem(ns) para os seus Fornecedores, primeiramente você deverá realizar as tarefas listadas abaixo:

1º. Cadastrar uma Cotação de Preços;

2º. Adicionar os Materiais que deverão ser precificados;

3º. Adicionar os Fornecedores à essa Cotação.

 

Após cumprir as tarefas listadas acima, você deverá voltar à página SUPRIMENTOS → COTAÇÃO DE PREÇO → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página, busque pela Cotação de Preços que deseja enviar a mensagem aos Fornecedores. 

Quando a mesma aparecer, clique no botão mostrando a quantidade de Fornecedores cadastrados na Cotação, mostrado em destaque naimagem localizada no rodapé deste tutorial. 

Em seguida, clique no ícone em formato de envelope relacionado a cada um dos Fornecedores, mostrado em destaque na 2ª imagem para enviar a mensagem, via e-mail ou WhatsApp.


Ao clicar nesse ícone será aberta uma janela com as mensagens, mostradas na imagem. que poderão ser enviadas:



Haverá também na parte superior da tela a opção "EMAIL DE CONTATO:" onde você deverá selecionar qual endereço de e-mail para contato deverá ser exibido, no texto da mensagem que será enviada, mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé: 



Após selecionar a opção desejada no campo E-MAIL DE CONTATO:



Após executar estas ações, clique no botão ENVIAR para que a(s) mensagem(ns) seja(m) enviada(s).


IMPORTANTE:

Para que a mensagem seja enviada por WhatsApp você deverá estar conectado no WhatsApp Web no mesmo Navegador em que estiver utilizado o SIGO ERP, pois ele utilizará o WhatsApp conectado para enviar a mensagem.

O link enviado ao Fornecedor somente funcionará para precificar os Materiais existentes na Cotação de Preços durante o período preenchido por você nos campos Data Inicial do Lance e Data Final do Lance, no momento em que fez o cadastro da Cotação.

Caso precise/deseje o Fornecedor poderá ainda enviar um arquivo no formato Excel ou PDF no local



Precificando para o seu Fornecedor, os Materiais existentes em uma Cotação de Preços cadastrada no SIGO ERP


No SIGO ERP também será possível você precificar os Materiais para o seu Fornecedor caso ele não queira receber a mensagem para precificá-los por e-mail / WhatsApp ou tenha alguma outra dificuldade que o impeça.


Para executar esta ação você deverá acessar o Mapa de Compra da sua Cotação de Preços e clicar no ícone referente à cada Fornecedor, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial. 

Ao clicar nesse ícone aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, com os mesmos campos que poderiam ser preenchidos pelo Fornecedor, caso ele recebesse a mensagem por e-mail / WhatsApp.


Nessa janela você deverá preencher com todas as informações como se fosse o seu Fornecedor e, após preencher as informações, deverá clicar no botão ADICIONAR PREÇOS MANUAIS COM MEU USUÁRIO À COTAÇÃO DE PREÇO para salvar os dados que você acabou de adicionar pelo seu Fornecedor.


IMPORTANTE:

No campo PREÇO deverá ser informado o valor unitário do material.


Visualizando o Mapa de Compra da sua Cotação de Preços no SIGO ERP (Nº 75)


Na Cotação de Preços temos também o MAPA DE COMPRA, que é a página mais importante do processo, pois é o local onde você fará toda a gestão da sua compra. 

Para acessá-lo acesse a página SUPRIMENTOS → COTAÇÃO DE PREÇO → CONSULTAR, busque a Cotação de Preços desejada e, quando a mesma aparecer, que clique no botão mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Na parte superior do Mapa de Compra, imagem localizada no rodapé deste tutorial, serão mostrados:


1. Todos os fornecedores participantes da Cotação com suas, respectivas, informações de valores, caso tenham sido preenchidas.

2. O ícone para você precificar para o seu Fornecedor. 

3. O ícone onde você poderá fazer download do arquivo enviado pelo Fornecedor, no momento em que precificou a Cotação.


Na parte inferior da página Mapa de Compra, 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial, serão mostrados:


1. Ícone que mostrará a Requisições a qual pertence cada um dos materiais adicionados a essa Cotação.

2. As quantidades dos Materiais que estão sendo cotados;

3. O valor pago pelo material em sua última compra, ou caso você nunca tenha comprado este material utilizando o SIGO ERP, esta coluna estará vazia.

Isso porque, quando você compra um material utilizando o SIGO ERP, é criado um histórico de compras desse material. Então nessa coluna lhe será mostrado o último valor de compra e, ao clicar em Ul. Compras, será mostrado o histórico das últimas compras desse material, com informações, tais como:

♦ Data da Compra;

♦ Quantidade;

♦ Preço Unitário;

♦ Fornecedor;

♦ Obra, etc...

4. Nesta coluna você irá encontrar o valor mais importante dessa página, que é PREÇO DO MATERIAL DEFINIDO POR VOCÊ quando criou o Orçamento. Isso porque, na maioria das vezes, uma requisição de materiais é criada a partir de um Orçamento que possui um valor base para cada material. E o valor mostrado nessa coluna, é exatamente o valor do material informado no Orçamento da sua Obra. 

Observe que:

Esse valor será mostrado em VERMELHO quando: quando o menor preço do material, indicado por seus Fornecedores, for maior que o valor de custo previsto em seu Orçamento.

E será mostrado em VERDE quando: quando o menor preço do material, indicado por seus Fornecedores, for menor que o valor de custo previsto em seu Orçamento. 

Caso você adicione à sua Requisição um material não orçado, essa coluna aparecerá vazia.


5. Nessas colunas estarão os preços dos produtos informados por cada um dos Fornecedores participantes da Cotação. 

Cada caminhão pertence a um Fornecedor. Ao passar o mouse sobre o mesmo será mostrado o nome do Fornecedor que ele representa.


Negociando preços com Fornecedores na Cotação de Preços do SIGO ERP


O SIGO ERP possui, dentro da Cotação de Preços, uma funcionalidade desenvolvida especialmente para que você possa negociar preços com Fornecedores.

Ao utilizar essa funcionalidade você mostra aos seus Fornecedores o menor preço que conseguiu, para que eles verifiquem se é possível cobrir a oferta.


Para utilizá-la você deverá, primeiramente, acessar a Cotação de Preços desejada. 

Após acessar a Cotação, clique no botão mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Após clicar nesse botão, irá surgir na lista de produtos, uma nova coluna de nome PREÇO, mostrada em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que você preencha com o valor para cada material existente na Cotação que você deseja que seus Fornecedores visualizem.

Após preencher com os valores desejados, clique no botão ATUALIZAR PREÇOS DE NEGOCIAÇÃO para salvar as atualizações.


Em seguida, vá a parte superior da página, na lista de Fornecedores e, clique no ícone mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial para que seja aberta a janela mostrada na imagem, onde você deverá deixar selecionados somente os Fornecedores que você deseja que visualize os valores informados por você na coluna PREÇO

Após selecioná-los, clique no botão SELECIONAR para salvar as alterações.


Após fazer as alterações explicadas acima, a lista de Fornecedores será mostrada conforme mostrado na imagem localizada no rodapé deste tutorial.

Então, você deverá clicar no envelope, em destaque, para novamente enviar mensagem para o Fornecedor, via e-mail ou WhatsApp, convidando-o para precificar os materiais existentes em sua Cotação de Preços.

A diferença é que agora ele também irá visualizar os valores que foram preenchidos por você nos campos da coluna PREÇO.


Adicionando Materiais à uma Cotação em andamento no SIGO ERP


No SIGO ERP, para acrescentar materiais à uma Cotação em andamento, primeiramente, será necessário criar uma nova Requisição de Materiais contendo os materiais que deseja inserir na Cotação em andamento, em seguida, aprová-la.

Após a nova Requisição estar criada e aprovada você deverá ir à página SUPRIMENTOS → COTAÇÃO DE PREÇOS → CONSULTAR e buscar a Cotação em que deseja inserir os materiais.

Quando a mesma aparecer, vá ao botão AÇÕES e clique na opção Editar/Adicionar Materiais, mostrada em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Na página seguinte, selecione a opção REQUISIÇÕES PENDENTES e, no campo que será mostrado selecione a Requisição onde estão os materiais que deseja adicionar à esta Cotação, em seguida, clique no botão CARREGAR REQUISIÇÃO, conforme mostrado na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Ao clicar nesse botão, será aberta uma janela, semelhante a que está sendo mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá:


Pronto, após executar estas ações você terá feito a inclusão de materiais à uma cotação em andamento.


Gerando uma Ordem de Compra a partir de uma Cotação de Preços no SIGO ERP 


Após todos os Fornecedores precificarem os materiais cadastrados na Cotação de Preços e de você verificar e avaliar todos os custos, chegou a hora de gerar a Ordem de Compra.


Nesse momento considero importante informá-lo de que, nessa etapa, o SIGO ERP também disponibiliza a opção de uma pessoa gerar a Ordem de Compra, mas essa Ordem de Compra ficar PENDENTE aguardando que outra pessoa faça a APROVAÇÃO.


Para gerar a Ordem de Compra acesse o Mapa de Compra da Cotação de Preços, clique no botão mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Após clicar nesse botão, na parte inferior da página serão disponibilizados:


1.  Botão MENOR PREÇO que, caso você deseje, irá selecionar automaticamente o menor preço de cada material.

2. Locais para que você possa selecionar todos os materiais de um mesmo Fornecedor.

3. Locais para que você possa selecionar o material que desejar comprar, independente do Fornecedor que o mesmo pertença, conforme mostrado na imagem localizada no rodapé deste tutorial.


IMPORTANTE:

Quando você estiver comprando, o SIGO não irá te obrigar a efetuar a compra com um Fornecedor específico, ele somente irá te indicar quais são os menores preços, destacados em verde, mas a decisão final será SOMENTE sua.

Caso você decida comprar os materiais com Fornecedores diferentes, o SIGO ERP irá, automaticamente, gerar uma Ordem de Compra para cada Fornecedor.


Após selecionar os preços dos materiais que deseja comprar clique no botão GERAR ORDEM DE COMPRA ou, caso tenha permissão clique no botão GERAR A ORDEM DE COMPRA E APROVAR AUTOMATICAMENTE.


Ao clicar em um desses botões, será mostrada uma tela para que você possa verificar todos os dados da sua Ordem de Compra.

Após conferir todas a informações, basta clicar no botão SIM, CRIAR A ORDEM DE COMPRA, para que a mesma seja cadastrada.


Avaliando uma Ordem de Compra no SIGO ERP (Nº 134)


Para avaliar uma Ordem de Compra no SIGO ERP, você deverá ir em SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → AVALIAR.

Ao chegar nessa página, por padrão, já estarão sendo mostradas todas as Ordens de Compra com o Status igual a Pendentes de Aprovação.


Então você deverá buscar a Ordem de Compra desejada utilizando os filtros localizados na parte superior da página.

Quando encontrá-la, vá a coluna AÇÃO e clique no botão AVALIAR, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Ao clicar nesse botão será aberta uma janela mostrando todas as informações dessa Ordem de Compra, tais como:

1. Projeto/Obra;

2. Informações detalhadas sobre o material que está sendo comprado (Quantidade, Preço Unitário, etc...);

3. Mapa de Compra da Cotação que deu origem à Ordem de Compra, para ter certeza de que foi comprado com o Fornecedor que apresentou o menor preço e qual a situação do valor comprado em relação ao Orçamento.


Desse modo, o responsável por avaliar a Ordem de Compra, terá acesso a todas essas informações a partir da tela de avaliação e, após verificá-las, poderá  APROVÁ-LA ou REPROVÁ-LA. 


Existe ainda o campo Observação da Aprovação/Reprovação, identificado pelo número 4, onde poderá informar o motivo da Reprovação da Ordem de Compra, caso reprove-a.


IMPORTANTE: 

A partir do momento que a Ordem de Compra for APROVADA, imediatamente, ficará disponível para ser importada para o Financeiro da sua Empresa para ser lançada no contas a pagar.


Registrando a entrada no Estoque de Materiais comprados a partir das Ordens de Compra Aprovadas (Nº 55, Nº 56 e Nº 59)


No SIGO ERP, existem 2(dois) modos para você registrar a entrada de Materiais que foram comprados a partir das Ordens de Compra aprovadas:


1º. MODO: você deverá ir à página SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE e acessar o Estoque para onde foi comprado comprado o material que precisa registrar a entrada.

Após acessar o Estoque, clique no botão ORDEM DE COMPRA, mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para ser levado à página onde deverá registrar a entrada dos materiais comprados a partir das Ordens de Compra geradas no SIGO ERP.


Após clicar nesse botão, na página que será mostrada:

1º. Selecione a opção Materiais que Faltam Registrar Entrada (últimas 1000 ordens de compra);

2º. No campo Ordens de Compra, selecione a Ordem de Compra onde estão os materiais que deseja registrar a entrada no Estoque;

3º. Selecione os materiais na lateral esquerda;

4º. Clique no ícone que será mostrado, ligeiramente à esquerda, acima da lista de materiais.


Ao clicar nesse ícone, será aberta uma janela onde você deverá preencher as informações dos Materiais recebidos: 


5º. No campo Nota Fiscal, informe o Número da Nota Fiscal em que foi registrada essa compra;

6º. No campo Observação, caso deseje, poderá preencher com alguma informação a respeito da Compra ou Nota Fiscal;

7º. Caso deseje, você poderá ainda selecionar a opção Precificar em estoque com valor utilizado na Ordem de Compra para alterar o valor do material em Estoque para o valor utilizado na Ordem de Compra selecionada.

Para executar esta ação, após selecionar esta opção, também selecione, na lateral esquerda, os Materiais que deverão ter seus valores alterados para o valor utilizado na Ordem de Compra. 

Observe que, à direita de cada Material, estarão sendo mostradas as informações:

8º. No campo Quantidade a Registrar, informe a quantidade do Material que foi entregue pelo Fornecedor. Desse modo, caso não tenha sido entregue a quantidade total comprada, ficará registrado a quantidade que ainda está pendente.


Após preencher todas as informações clique no botão REGISTRAR ENTRADA DE MATERIAL para concluir esta ação.

Após executar esta ação, volte à página principal do Estoque para visualizar os Materiais que acabou de registrar a entrada.


2º. MODO: você deverá ir à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR. 

Ao chegar nessa página, busque a Ordem de Compra onde estão os materiais que deseja registrar a entrada no Estoque.

Quando a mesma aparecer, clique no local mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial e, na janela que será aberta a seguir, mostrada na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial, preencha conforme explicado abaixo:

1º. Na lateral esquerda, selecione o material que deseja registrar a entrada no Estoque;

2º. No campo QUANTIDADE preencha com a quantidade do Material que foi entregue pelo Fornecedor. Desse modo, caso não tenha sido entregue a quantidade total comprada, ficará registrado a quantidade que ainda está pendente;

3º. Em seguida, clique no botão REGISTRAR ENTRADA.

Como separar os Fornecedores, de acordo com o tipo de Material que fornecem? (Nº 21, Nº 101 e Nº 103)


No SIGO ERP você poderá separar os Fornecedores, de acordo com o tipo de materiais que fornecem, essa funcionalidade irá auxiliá-lo ao adicionar Fornecedores à uma Cotação de Preços.

Para fazer essa separação, primeiramente será necessário você cadastrar os TIPOS DE MATERIAIS. Para visualizar as instruções de como efetuar o esse cadastro clique aqui.


Após cadastrar os tipos de Materiais você deverá ir à página SISTEMA → FORNECEDOR → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página deverá clicar no ícone de edição de cada Fornecedor cadastrado, identificado pelo número 1, na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial e, na página que será aberta deverá ir ao campo TIPO MATERIAIS, identificado pelo número 2.

Ao clicar nesse campo será aberto um menu mostrando todos os tipos de materiais que foram cadastrados na página SISTEMA → MATERIAL → CADASTRAR/CONSULTAR TIPO para que você selecione todos os tipos de Materiais oferecidos por este Fornecedor.

Após selecionar todos os tipos de materiais oferecidos por este Fornecedor clique no botão EDITAR FORNECEDOR para salvar as alterações.


Logo após fazer essa alteração para 1(um) Fornecedor, se você for à página SUPRIMENTOS → COTAÇÃO DE PREÇOS → CONSULTAR e, ao chegar nessa página, clicar no botão identificado pelo número 3, na imagem localizada no rodapé deste tutorial referente a qualquer uma das Cotações de Preço que estiver cadastrada em seu SIGO ERP e, em seguida, na opção FORNECEDOR, identificado pelo número 4.

Na página que será aberta, clicar na aba SELECIONE OS FORNECEDORES PARA PARTICIPAR DA COTAÇÃO Nº, identificado pelo número 5 e, em seguida no campo FILTRO DE TIPO DE MATERIAL, identificado pelo número 6, selecionar um dos tipos que você vinculou ao Fornecedor anteriormente, na página de edição dos dados do Fornecedor, verá que somente o Fornecedor ao qual você vinculou o TIPO DE MATERIAL, na página de edição do mesmo, será mostrado para ser selecionado e adicionado à Cotação de Preços.


Registrando a Entrada Avulsa de Materiais no Estoque (Nº 55, Nº 56 e Nº 60)


No SIGO ERP para registrar no Estoque a entrada de materiais que não tenham sido comprados a partir de Ordens de Compra geradas no próprio Sistema você deverá registrar uma Entrada Avulsa.


Para registrar uma Entrada Avulsa de Materiais no Estoque você deverá ir em SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE.


Ao chegar nessa página (primeira imagem localizada no cabeçalho deste tutorial), estarão listados SOMENTE os estoques que você tem permissão para administrar.


Para facilitar, na caixa de busca identificada pelo número 1, localizada na lateral esquerda da página você poderá digitar nome do Estoque que deseja administrar.

Quando aparecer o Estoque desejado, clique no ícone identificado pelo número 2, que o levará à página para Administração este Estoque.


Após acessar o Estoque, clique no ícone ENTRADA AVULSA, identificado pelo número 3.

Na página seguinte, nos campos Códigos e Materiais, identificados, respectivamente, pelos números 4 e 5, na imagem localizada no rodapé deste tutorial, digite o Código ou alguma outra informação do Material que deseja registrar Entrada Avulsa no Estoque, em seguida, clique no botão CONSULTAR MATERIAIS.


IMPORTANTE: 


Quando o Material desejado for mostrado, clique no ícone, identificado pelo número 7, para registrar a entrada do mesmo neste Estoque.


Ao clicar nesse ícone será aberta a janela mostrada a seguir, onde você deverá preencher as informações do Material a ser registrado.


IMPORTANTE: 


- LIVRE, caso deseje registrar a entrada desse Material no Estoque com o objetivo de registrar saída para campo ou para realizar transferência direta para outro Estoque;

- DISPONÍVEL, caso deseje registrar a entrada desse Material no Estoque com o objetivo de embargá-lo/reservá-lo para atender a uma Requisição de outro Estoque.


Após preencher os campos desejados com as informações referentes ao Material, clique no botão REGISTRAR ENTRADA AVULSA para concluir esta ação.

Após concluí-la, volte à página principal do Estoque para visualizar os Materiais que acabou de registrar a Entrada Avulsa neste Estoque.

Para visualizar as informações do histórico desse Material, clique no ícone  identificado pelo número 14, na imagem abaixo.

Transferindo um Material diretamente de um Estoque para outro Estoque no SIGO ERP  (Nº 55, Nº 56 e Nº 686)


No SIGO ERP para transferir um Material de um Estoque diretamente para outro Estoque, você deverá ir em SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE.


Ao chegar nessa página (primeira imagem localizada no cabeçalho deste tutorial), estarão listados SOMENTE os estoques que você tem permissão para administrar.


Para facilitar, na caixa de busca identificada pelo número 1, localizada na lateral esquerda da página você poderá digitar nome do Estoque onde está o Material que será transferido diretamente para outro Estoque .

Quando aparecer o Estoque desejado, clique no ícone identificado pelo número 2.


Após acessar o Estoque, vá ao campo identificado pelo número 3, digite alguma informação do material que deseja transferir para outro Estoque e, em seguida clique no botão BUSCAR MATERIAIS.


Quando o mesmo aparecer, clique no ícone identificado pelo número 4 para que seja aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá preencher as informações da transferência a ser realizada.

Após preencher as informações, clique no botão TRANSFERIR para concluir a ação.


IMPORTANTE:


Caso deseje conferir se o material foi transferido corretamente, vá aos Estoques de Origem e de Destino e verifique a nova quantidade do Material que acabou de transferir.

Cadastrando uma ORDEM DE COMPRA RÁPIDA no SIGO ERP (Nº 607)

O SIGO ERP possui uma funcionalidade que permite cadastrar facilmente no sistema uma compra já realizada ou também gerar uma Ordem de Compra com um Fornecedor em que você já comprou anteriormente e já conhece os preços. 

O nome dessa funcionalidade é ORDEM DE COMPRA RÁPIDA.


Ela é muito útil, pois permitirá que uma Ordem de Compra seja rapidamente cadastrada no Sistema, para que você possa importá-la para o Financeiro ou registrar a entrada do material no Estoque porque bastará selecionar a Ordem de Compra para que seja mostrada a lista de materiais adquiridos. Sendo necessário apenas conferir os itens, a quantidade e fazer o registro.


Para cadastrar uma ORDEM DE COMPRA RÁPIDA no SIGO ERP, você deverá ir em SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CADASTRO RÁPIDO.

Ao chegar nessa página, na parte superior da tela, mostrada na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, selecione o Estoque da Obra em que deseja comprar/já efetuou a compra de materiais, o Fornecedor e preencha as demais informações, como valor do frete, endereços de entrega, cobrança e faturamento etc.


Na parte inferior da tela você irá adicionar os materiais à sua Ordem de Compra:


1º. Selecionar o Projeto/Obra, no campo identificado pelo número 1, na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial;

2º. Selecionar o Orçamento da Obra, no campo identificado pelo número 2;

3º. Selecionar a Etapa da Obra em que o Material será utilizado, no campo identificado pelo número 3, em seguida, clique no ícone em formato de lupa, identificado pelo número 4, para que seja aberta uma janela mostrando todos os Materiais orçados para esta Etapa com as respectivas, quantidades requisitadas, aprovadas, compradas, valor unitário e valor total. Além dos campos editáveis QUANTIDADE, OBSERVAÇÃO e PREÇO UNITÁRIO, identificados, respectivamente, pelos números 5, 6 e 7, na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá preencher com as informação da compra efetuada/que está sendo gerada e, em seguida, clicar no botão INSERIR MATERIAL NA ORDEM DE COMPRA para adicionar o(s) material(is) à Ordem de Compra com a quantidade e valores que você acabou de preencher.


Vá ao campo  identificado pelo número 8 e digite o nome do material desejado. Quando o mesmo aparecer, clique sobre o seu nome para que sejam mostrados os campos  para você preencher com a QUANTIDADE, OBSERVAÇÃO e PREÇO UNITÁRIO. Após o preenchimento, clique no botão INSERIR PRODUTO para concluir a adição do Material à Ordem de Compra. 

Repita esses passos até terminar de adicionar à Ordem de Compra todos os materiais não orçados desejados.


Após inserir todos os materiais à Ordem de Compra, clique no botão CRIAR ORDEM DE COMPRA para que a Ordem de Compra seja criada com o status igual a PENDENTE para que outra pessoa posteriormente a aprove ou, caso o seu usuário tenha permissão para aprová-la, clique no botão CRIAR ORDEM DE COMPRA E APROVAR AUTOMATICAMENTE para que a Ordem de Compra seja criada e aprovada automaticamente.


Para visualizar/imprimir a Ordem de Compra cadastrada você deverá ir em SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR

Como cadastrar uma Ordem de Compra com Materiais que pertençam a mais de uma Obra? (Nº 47, Nº 52, Nº 54, Nº 99, Nº 102, Nº466 e Nº 607) - 1º. MODO


No SIGO ERP existem 2(dois) modos para se cadastrar uma Ordem de Compra que possua Materiais de diferentes Obras:


1º. MODO: 

1º. PASSO: Cadastre uma Ordem de Compra Rápida contendo SOMENTE os Materiais de uma das Obras, mas deixe-a com o status igual a PENDENTE

Caso não saiba como executar esta ação, clique aqui para visualizar as instruções.


2º. PASSO: Vá à página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAISREQUISITAR MATERIAIS crie e aprove uma Requisição de Materiais, contendo somente os materiais comprados para a a outra Obra ao qual você não adicionou os Materiais na Ordem de Compra criada anteriormente.

Caso também não saiba como como executar esta ação, clique aqui para visualizar as instruções.


3º. PASSO: Vá à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR. Ao chegar nesta página, busque a Ordem de Compra criada no 1º passo e, quando a mesma aparecer, clique no botão ADICIONAR/EDITAR A QUANTIDADE OU PREÇOS DOS MATERIAIS NA ORDEM DE COMPRA referente à mesma, identificado pelo número 1, na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


4º. PASSO: Na página que será aberta, na lateral esquerda, selecione a opção Adicionar Materiais sem Cotação de Preço, identificada pelo número 2, para que seja mostrado o campo,  identificada pelo número 3, onde você deverá selecionar a Requisição de Materiais criada, em seguida, clique no botão CARREGAR REQUISIÇÃO para que seja aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá:


Caso tenha alguma observação sobre o Material comprado, poderá ser escrita no campo DESCRIÇÃO, em seguida, clique no botão ADICIONAR MATERIAIS À ORDEM DE COMPRA (SEM COTAÇÃO) para adicionar os Materiais à Ordem de Compra com a quantidade e valores informados.

Após executar esta ação será mostrado, na parte superior da página, a mensagem de confirmação de que o produto foi adicionado à Ordem de Compra, identificado pelo número 7.

Então você deverá clicar no ícone identificado pelo número 8 para voltar à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página verá que agora na coluna Estoque existem 2 Estoques, assim como na coluna Valor por Projeto, existem 2 Projetos e o respectivo valor de cada um.

Se ainda desejar incluir Materiais de outra Obra, basta repetir o e o passo.

Senão, basta aprovar a Ordem de Compra para concluir a sua criação.

Após a aprovação, a mesma estará disponível para ser importada para o Financeiro, na página FINANCEIROIMPORTAÇÃO → ORDEM DE COMPRA.


Como cadastrar uma Ordem de Compra com Materiais que pertençam a mais de uma Obra? (Nº 47, Nº 52, Nº 54, Nº 98, Nº 99, Nº 102, Nº466 e Nº 607) - 2º. MODO


Conforme dissemos anteriormente, no SIGO ERP existem 2(dois) modos para se cadastrar uma Ordem de Compra que possua Materiais de diferentes Obras.

Caso você deseje visualizar o 1º. MODO, clique aqui.

Seguem agora as instruções para se cadastrar uma Ordem de Compra que possua Materiais de diferentes Obras de outra forma:


2º. MODO:

1º. PASSO: Vá à página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → REQUISITAR MATERIAIS crie e aprove uma Requisição de Materiais para cada uma das Obras que possuam Materiais comprados nessa Ordem de Compra, contendo somente os materiais, com as, respectivas, quantidades compradas para cada Obra.

Caso não saiba como como cadastrar uma Requisição de Materiais, clique aqui para visualizar as instruções.


2º. PASSO: Vá à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CADASTRAR e preencha as informações gerais da Ordem de Compra que deseja cadastrar (Fornecedor, Valor Desconto, Frete, Condição de Pagamento, Local de Entrega, etc...) em seguida, clique no botão CRIAR ORDEM DE COMPRA.

Ao executar esta ação será criada uma Ordem de Compra vazia, conforme mostrado na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Então, clique no botão ADICIONAR/EDITAR A QUANTIDADE OU PREÇOS DOS MATERIAIS NA ORDEM DE COMPRA  referente à mesma, identificado pelo número 1.


3º. PASSO: Na página seguinte, na lateral esquerda da página, selecione a opção Adicionar Materiais sem Cotação de Preço, identificada pelo número 2, para que seja mostrado o campo,  identificada pelo número 3, onde você deverá selecionar cada uma das Requisições de Materiais criadas anteriormente (1 por vez), em seguida, clique no botão CARREGAR REQUISIÇÃO para que seja aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá:



Caso tenha alguma observação sobre o Material comprado, poderá ser escrita no campo DESCRIÇÃO, em seguida, clique no botão ADICIONAR MATERIAIS À ORDEM DE COMPRA (SEM COTAÇÃO) para adicionar os Materiais à Ordem de Compra com a quantidade e valores informados.

Após executar esta ação será mostrado, na parte superior da página, a mensagem de confirmação de que o produto foi adicionado à Ordem de Compra, identificado pelo número 7.

Para visualizar todas as informações da Ordem de Compra clique na opção Detalhes da Ordem de Compra, identificado pelo número 8.


4º. PASSO: Volte à opção Adicionar Materiais sem Cotação de Preço, identificada pelo número 3, selecione-a e adicione a próxima Requisição de Materiais que deverá ser adicionada à Ordem de Compra, preencha os campos À COMPRAR, PREÇO MANUAL e clique no botão ADICIONAR MATERIAIS À ORDEM DE COMPRA (SEM COTAÇÃO).

Repita esta ação até que todas as Requisições de Materiais criadas no 1º passo sejam adicionadas à Ordem de Compra. 


5º. PASSO: Clique no ícone identificado pelo número 9 para voltar à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página, busque a Ordem de Compra e aprove-a para concluir a sua criação.

Após a aprovação, a mesma estará disponível para ser importada para o Financeiro, na página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → ORDEM DE COMPRA.


Como utilizar um Material DISPONÍVEL em um Estoque para atender a uma Requisição de outro Estoque no SIGO ERP? (Nº 47, Nº 55,  Nº 56,  Nº 57, Nº 58 e Nº 61)


No SIGO ERP para que você consiga atender a uma Requisição de Materiais aprovada para um Estoque, a partir da transferência de materiais que estão disponíveis em outro Estoque, primeiramente, você deverá ir ao Estoque que possui o material disponível e, alterar o Status do mesmo de LIVRE para DISPONÍVEL.


Para executar esta ação você deverá:

1º.  Acessar o Estoque onde está o Material, através da página SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE.

2º. Ao chegar na página principal do mesmo, busque o Material que será transferido para o outro Estoque.

3º. Quando o mesmo aparecer, clique sobre o número mostrado na cor verde, identificado pelo número 1, na 1ª imagem localizada no cabeçalho e, na janela que será aberta, informe a quantidade do material que deseja disponibilizar.


Após executar esta ação observe que a quantidade do material que foi disponibilizada agora está sendo mostrada na coluna DISPONÍVEL.

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Então, após disponibilizar o material, você deverá ir em SUPRIMENTOS → ESTOQUE → TRANSFERIR MATERIAIS.


Ao chegar nessa página:


Quando aparecer a Requisição, clique no ícone da coluna CARREGA MATERIAIS, mostrado na 3ª imagem e, na página seguinte, clique no botão EMBARGAR para reservar o material que será transferido para atender a esta Requisição.


Ao clicar nesse botão será aberta uma janela onde serão mostrados:


Após preencher as informações, clique no botão SIM, EMBARGAR PARA TRANSFERIR.

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Após executar esta ação, novamente você deverá voltar ao Estoque que disponibilizou o material.

Ao buscar o Material será possível observar que a quantidade de material reservada no passo anterior, agora estará sendo mostrada na coluna RESERVADO.


Então você deverá clicar no botão SAÍDA VIA TRANSFERÊNCIA, mostrado em destaque na 4ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para registrar a saída do material reservado para o Estoque de Destino.


Após clicar nesse botão, será aberta uma janela onde você deverá selecionar a opção FALTAM TRANSFERIR AO ESTOQUE DESTINO.


Ao selecionar essa opção, na parte inferior da página será mostrado o produto que deverá ser transferido para o novo Estoque. Clique no ícone localizado na coluna AÇÃO para registrar a saída do Material do Estoque de origem para o Estoque de destino, mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Na janela que será aberta, preencha os campos:



Em seguida, clique no botão REGISTRAR SAÍDA.


Após executar esta ação, se tudo der certo, será mostrada a mensagem: "Transferência de Material Registrada com SUCESSO!"

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Agora você deverá acessar ao Estoque de destino do Material transferido.


Ao chegar nessa página, clique no botão ENTRADA VIA TRANSFERÊNCIA mostrado em destaque na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial


Na página que será aberta selecione as seguintes opções, mostradas em destaque na 3ª imagem localizada no rodapé deste tutorial:



Ao selecionar estas opções, na parte inferior da página, serão mostrados os Materiais transferidos que ainda não tiveram a entrada registrada nesse Estoque.

Então, clique no ícone localizado na coluna AÇÃO para registrar a entrada do material no Estoque.


Na janela que será aberta, após clicar nesse ícone, selecione a quantidade do Material recebido e clique no botão REGISTRAR ENTRADA.


Após executar esta ação, se tudo der certo, será mostrada a mensagem: "Transferência de Material Registrada com SUCESSO!":


Para verificar se o material foi transferido corretamente do Estoque de Origem para o Estoque de Destino, volte a página principal do Estoque de destino, busque o Material transferido e verifique se mesmo está sendo mostrado com a quantidade transferida na coluna LIVRE (número na cor verde), conforme mostrado em destaque na 4ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.

Onde devo acessar para fazer a avaliação dos Fornecedores no SIGO ERP? (Nº 99 e Nº 324)


No SIGO ERP, para avaliar um Fornecedor, primeiramente você precisará ter comprado com o mesmo, isto é, ter emitido uma Ordem de Compra para ele.

Após a Ordem de Compra ter sido emitida, para avaliá-lo, você deverá ir ao  menu  SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página, busque a Ordem de Compra emitida para este Fornecedor.

Quando a mesma aparecer, clique no link Sem Avaliação, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Ao clicar nesse link, será aberta a página mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá avaliar as Competências do Fornecedor a partir do clique nas estrelas:

Quanto maior o número de estrelas preenchidas para cada competência listada, melhor será a avaliação do Fornecedor na mesma.

Após preencher todas as estrelas desejadas, clique no botão AVALIAR para confirmar as notas de avaliação do Fornecedor.


IMPORTANTE: 


Onde eu consigo visualizar as informações das últimas compras de um material específico no SIGO ERP? (Nº 10)


Sim, no SIGO ERP é possível visualizar facilmente algumas informações sobre as últimas compras de um Material específico.


Dentre as informações disponíveis, estão:



Para visualizar as mesmas você deverá ir em SISTEMA → MATERIAL → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página busque pelo Material desejado. 

Quando o mesmo aparecer, clique no ícone mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

É possível adicionar outros materiais à uma Ordem de Compra? (Nº 90, Nº 99 e Nº 102)


No SIGO ERP para que seja possível adicionar outros materiais à uma Ordem de Compra é necessário que a mesma atenda a alguns critérios:



Após a Ordem de Compra atender a esses critérios, para adicionar outros Materiais à mesma, você deverá ir em SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página, busque a Ordem de Compra desejada.

Quando a mesma aparecer, vá à coluna AÇÕES e clique no botão para Editar Informações, marcados em vermelho na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Na página que será aberta, novamente, clique no botão EDITAR ORDEM DE COMPRA, mostrado em destaque na 2ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Após clicar nesse botão, serão mostradas 3 opções para adicionar outros materiais à sua Ordem de compra:


Na 1ª OPÇÃO: será possível adicionar Materiais que foram requisitados, mas que ainda NÃO foram cotados.

Após selecionar esta opção será aberto um menu para que você escolha a Requisição onde está o Material que deseja adicionar à Ordem de Compra.

Após selecionar a mesma, clique no botão CARREGAR REQUISIÇÃO.

Ao clicar nesse botão, será aberta uma janela onde você poderá adicionar à sua Ordem de Compra os Materiais que fazem parte da Requisição que ainda NÃO foram cotados e comprados.


Para adicionar o Material à Ordem de Compra:


Após preencher essas informações, basta clicar no botão ADICIONAR MATERIAIS À ORDEM DE COMPRA (SEM COTAÇÃO) para salvar as alterações em sua Ordem de Compra.


Na 2ª OPÇÃO: será possível adicionar Materiais que foram cotados, mas que ainda NÃO foram comprados.

Após selecionar esta opção será aberto um menu para que você selecione a Cotação de Preços onde está o Material que deseja adicionar à Ordem de Compra.

Após selecionar a mesma clique no botão CARREGAR COTAÇÃO DE PREÇO:


Após clicar nesse botão, será aberta uma janela onde você poderá adicionar à sua Ordem de Compra os Materiais que fazem parte da Cotação de Preço em que a quantidade total adicionada a mesma, ainda NÃO foi totalmente comprada.

Para adicionar o Material à sua Ordem de Compra, no campo localizado à esquerda da página, selecione a quantidade que deseja comprar.

Em seguida, clique no botão ADICIONAR MATERIAIS NA ORDEM DE COMPRA para salvar as alterações em sua Ordem de Compra.


Na 3ª OPÇÃO:  será possível adicionar Materiais diretamente na ordem de compra, que NÃO tenham sido requisitados e nem cotados.

Após selecionar esta opção será aberto um menu para que você selecione a Requisição de Materiais onde deverá ser inserido o novo material que será adicionado à Ordem de Compra.

Após selecionar a Requisição clique no botão ESCOLHER E INSERIR MATERIAL.

Ao clicar nesse botão, será aberta uma janela onde, no campo disponível, você deverá digitar o material que deseja adicionar à Ordem de Compra.


Após buscar o material que deseja inserir e selecioná-lo, serão mostrados os campos:


Após preencher essas informações, basta clicar no botão INSERIR TODOS OS MATERIAIS NA ORDEM DE COMPRA para salvar as alterações em sua Ordem de Compra.


Após adicionar materiais utilizando uma das opções explicadas acima, basta voltar a parte superior desta página para visualizar que o valor total da Ordem de Compra terá sido alterado.


Criei uma Cotação, comprei alguns e desisti de comprar os demais, como faço para excluir esses itens que não foram comprados?


No SIGO ERP quando você cria uma Cotação de Preços, compra alguns itens e depois desiste de comprar os demais, a Cotação de Preços permanece com o status EM ANDAMENTO e a Requisição com o status EM COTAÇÃO, pois dentro das mesmas existem materiais que ainda não foram comprados.


Para alterar o status das mesmas (Requisição e Cotação de Preços) para FECHADO, será necessários remover esses materiais que não foram comprados.


Então, para exclui-los da Cotação e também da Requisição você deverá fazer o seguinte:


1º. Vá à página  SUPRIMENTOS → COTAÇÃO DE PREÇOS → CONSULTAR. 

Ao chegar nessa página, busque a Cotação de Preços onde estão os materiais que deseja excluir.

Quando a mesma aparecer, clique no botão da coluna AÇÕES, opção EDITAR/ADICIONAR MATERIAIS, marcados em vermelho na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Ao clicar nessa opção será aberta uma página, onde na parte inferior da mesma, serão mostradas as informações dos materiais existentes nessa Cotação, dentre essas informações estão: a quantidade cotada e a quantidade comprada,  conforme mostrado em destaque na 2ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Para excluir os materiais que não tiveram nenhuma unidade comprada: representado na imagem pelo material BANDEJA DE PINTURA PARA ROLO 23 CM, clique no ícone em formato de lixeira e, na janela que será aberta, selecione a opção para também excluir o material da Requisição, conforme mostrado na 3ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Selecione as 2 opções e, em seguida, clique no botão EXCLUIR.

Dessa forma, o material será removido da Cotação de Preços e também da Requisição.


Para excluir os materiais em que foram compradas somente uma parte da quantidade cotada:  representado na imagem pelo material LIXA DAGUA EM FOLHA, GRAO 100, clicar no ícone em de lápis para Editar a quantidade do material adicionada à Cotação de Preços.

Ao clicar nesse ícone, será aberta uma janela semelhante a que está sendo mostrada na 1º imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá preencher o campo QTDE, com a mesma quantidade do material que foi comprada e, em seguida, clicar no botão EDITAR, para salvar as alterações.


Após executar corretamente as ações explicadas acima, a Cotação de Preços já estará com o status igual a FECHADA, pois todos os materiais adicionados à mesma terão sido comprados.


Mas lembre-se de que na Requisição ainda existem materiais aprovados, que estão adicionados a esta Cotação.


IMPORTANTE: Você poderá fazer as ações explicadas abaixo, SOMENTE se tiver permissão para Avaliar Requisições. Caso contrario, essas informações não estarão disponíveis para seu acesso.


Então, caso você tenha permissão para Avaliar Requisições e certeza de que não irá mais comprar a quantidade restante de material que está aprovada, poderá exclui-los da Requisição.

Para executar esta ação, você deverá  ir em SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → AVALIAR REQUISIÇÕES.

Ao chegar nessa página, selecione no filtro Status das Requisições a opção TODAS,  para que sejam mostradas todas as Requisições existentes em seu SIGO ERP e, no campo com a lupa, localizado à esquerda da página, informe o número da Requisição que deseja buscar.

Quando aparecer a Requisição buscada clique no botão APROVAR/REPROVAR REQUISIÇÃO, mostrado em destaque na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.

Ao clicar neste botão será aberta uma página semelhante a que está sendo mostrada na 3ª imagem, onde você deverá clicar no ícone marcado em vermelho para editar a quantidade requisitada.

Na janela que será aberta a seguir, edite a quantidade para a mesma quantidade que já foi comprada.

Em seguida, clique no botão SIM, DESEJO EDITAR A QUANTIDADE DE MATERIAL, para salvar as alterações.

Após executar estas ações a Requisição deixará de ser mostrada entre as Requisições Pendentes e o status da mesma será alterado para FECHADO.


Como visualizo quais materiais de uma Ordem de Compra ainda não foram entregues? 


No SIGO ERP, existem 2(dois) locais onde será possível visualizar quais materiais de uma Ordem de Compra ainda não foram entregues.


1º LOCAL: Você deverá ir em SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE e, acessar o Estoque de destino da Ordem de Compra que deseja consultar.

Na página principal do Estoque, clique no botão ORDEM DE COMPRA, mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Na página que será aberta, marque a opção Todos os Materiais e no campo SELECIONE A ORDEM DE COMPRA, selecione a Ordem de Compra que deseja consultar, conforme mostrado na 2ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Ao executar estas ações será possível visualizar a quantidade de materiais que ainda não foi entregue na coluna FALTA REGISTRAR.


2º LOCAL: Você deverá ir em SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA CONSULTAR

Ao chegar nessa página busque pela Ordem de Compra que seja consultar. Quando a mesma aparecer clique no local marcado em vermelho na imagem localizada no rodapé deste tutorial para que seja aberta a janela mostrada na 2ª imagem, onde na coluna PENDENTE, estará sendo mostrada a quantidade de materiais que ainda não foi entregue.


Como registrar a entrada de Materiais que foram comprados para um Estoque diferente? 


No SIGO ERP, existem 2(dois) modos para você registrar a entrada de Materiais, comprados por Ordens de Compra aprovadas, para um Estoque diferente do Estoque selecionado ao cadastrar a Ordem de Compra:


1º MODO: você deverá seguir os mesmos passos explicados no tutorial Registrando a entrada no Estoque de Materiais comprados a partir das Ordens de Compra Aprovadas, exceto pelo fato de que após acessar a página de administração do Estoque e clicar no botão Ordem de Compra, você deverá selecionar a opção "Ordem de Compra de OUTROS ESTOQUES", mostrada em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que no campo Ordens de Compra, sejam mostradas SOMENTE as Ordens de Compras de outros Estoques.

Após selecionar esta opção, as ações que deverão ser executadas para registrar a entrada do Material comprado para um Estoque diferente será idêntica as que executamos para registrar a entrada de Materiais que foram comprados para o próprio Estoque.


2º MODO: você deverá ir à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR. 

Ao chegar nessa página, busque a Ordem de Compra onde estão os materiais que foram comprados para um Estoque, mas que você deseja registrar a entrada em outro Estoque.

Quando a mesma aparecer, clique no local mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial e, na janela que será aberta a seguir, mostrada na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial, preencha conforme explicado abaixo:

1º. Na lateral esquerda, selecione o material que deseja registrar a entrada no Estoque;

2º. No campo ESTOQUE selecione o Estoque onde deseja registrar a entrada do material;

3º. No campo QUANTIDADE preencha com a quantidade que deseja registrar a entrada.

4º. Em seguida, clique no botão REGISTRAR ENTRADA.


Como reavaliar uma Ordem de Compra APROVADA e torná-la PENDENTE? (Nº 134)


No SIGO ERP, para que seja possível reavaliar uma Ordem de Compra com status APROVADA e torná-la PENDENTE, é necessário que a mesma atenda a alguns critérios:



Após a Ordem de Compra atender a esses critérios, para reavaliá-la e torná-la pendente, você deverá ir em SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR.

Ao chegar nessa página, busque pela Ordem de Compra que deseja reavaliar.

Quando a mesma aparecer, vá a coluna Status e clique sobre a palavra APROVADA, mostrada em destaque na imagem localizado no cabeçalho deste tutorial.


Ao clicar nesse botão será aberta uma janela mostrando as informações da Ordem de Compra e, na parte inferior da mesma haverá o botão TORNAR PENDENTE.

Clique sobre o mesmo para alterar o status da Ordem de Compra, tornando-a PENDENTE.

Como excluir uma Requisição de Materiais que está com o status de AVALIADA – NÃO FECHADA?


No SIGO ERP para excluir uma Requisição de Materiais que está com o status de AVALIADA – NÃO FECHADA primeiramente será necessário verificar se:


Você poderá visualizar essa informação indo até a página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → REQUISITAR MATERIAIS.


Chegando nessa página selecione o Estoque onde está a Requisição que deseja excluir, em seguida, vá ao campo Requisições e selecione a opção REQUISIÇÕES AVALIADAS – NÃO FECHADAS, conforme mostrado na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Ao selecionar esta opção, o SIGO ERP irá mostrar todas as Requisições deste Estoque que estão com este status. Então você deverá ir à Requisição nas colunas, destacadas em vermelho e, verificar os valores que estão sendo mostrados em cada coluna.


Caso nas 3 colunas esteja mostrando o valor igual a zero, conforme o exemplo mostrado na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial: significa que nenhum dos materiais existentes na Requisição foi reservado (atendido através da transferência de um material disponível em outro Estoque), cotado ou comprado.


Desse modo, para que você possa exclui-la, basta simplesmente reavaliá-la, tornando-a PENDENTE.

Para executar esta ação, basta seguir as instruções do tutorial que poderá ser acessado clicando aqui.


Após a Requisição estar com status igual a PENDENTE, ao seu lado serão mostrados alguns ícones. Então, basta clicar nos locais mostrados em destaque na 2ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para excluir a Requisição.

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Agora, caso em alguma das 3 últimas colunas esteja mostrando algum valor diferente de zero, conforme o exemplo mostrado na 1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial: significa que parte dos materiais existentes na Requisição foi reservado, cotado ou comprado.


Nesse caso, você não poderá excluir definitivamente esta Requisição.


Mas caso você não deseje  mais comprar a quantidade total de materiais que havia sido requisitada você poderá editá-la, alterando a quantidade requisitada e aprovada para o valor exatamente igual a quantidade cotada e comprada.

Desse modo, o status da Requisição será alterado para FECHADO.


Para executar esta ação primeiramente você terá que identificar quais materiais foram comprados e/ou reservados.

Para verificar essa informação clique nos locais mostrados em destaque na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Ao clicar na opção Requisição Detalhada, será aberta uma janela mostrando todas as informações da Requisição, mas você precisará se atentar principalmente às quantidades das colunas:

pois é o local onde serão mostradas as, respectivas, quantidades de cada material que foram reservados, cotados e comprados.


Após verificar essa informação você deverá ir à página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → AVALIAR REQUISIÇÕES.


Ao chegar nessa página vá ao filtro Status das Requisições, selecione a opção TODAS e procure pela Requisição que precisa editar.


Quando encontrá-la, clique no botão APROVAR/REPROVAR A REQUISIÇÃO, mostrado em destaque na 3ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Ao clicar nesse botão será aberta uma página mostrando todos os materiais existentes na Requisição.

Então, você deverá clicar no ícone de edição, referente a cada material e, na janela que será aberta, deverá editar a, respectiva, quantidade de cada material para exatamente a mesma quantidade que foi comprada.

Em seguida, deverá clicar no botão SIM, DESEJO EDITAR A QUANTIDADE DE MATERIAL para salvar as alterações.


Repita esta ação para todos os materiais existentes na Requisição que tiveram parte da quantidade comprada.


Após concluir esta ação, volte à página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → REQUISITAR MATERIAIS e selecione o Estoque onde está a Requisição que você acabou de editar, para verificar se o status desta Requisição foi alterado para FECHADO.


Como excluir uma Ordem de Compra?


No SIGO ERP, para que seja possível excluir uma Ordem de Compra é necessário que a mesma atenda a alguns critérios:


Para executar esta ação, basta seguir as instruções do tutorial que poderá ser acessado clicando aqui. 


Para executar esta ação, basta seguir as instruções do tutorial que poderá ser acessado clicando aqui. 


Para executar esta ação, basta seguir as instruções do tutorial que poderá ser acessado clicando aqui. 


Após a Ordem de Compra atender a esses critérios e, se você for excluí-la para comprar os materiais com outro Fornecedor que participou da mesma Cotação de Preços:



Ao clicar nesse botão será aberta uma janela com as informações da Ordem de Compra para que você possa confirmar se essa é realmente a Ordem de Compra que deseja excluir. Após ter certeza de que é a Ordem de Compra correta, para confirmar a exclusão, basta clicar no botão EXCLUIR.


Agora, caso você deseje excluir não somente a Ordem de Compra, mas também a Cotação de Preços e a Requisição de Materiais que deram origem a essa Ordem de Compra:




Ao clicar nesse botão será aberta uma janela onde você poderá selecionar: a Cotação e a(as) Requisição(ões) que deram origem a essa Ordem de Compra, para que todos possam ser excluídos.  

Se realmente desejar excluir todas essas informações selecione a opção Marcar todas as colunas de exclusão de Requisição, mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial e, em seguida, clique no botão EXCLUIR.


IMPORTANTE: Ao executar esta ação, além de excluir a Ordem de Compra, você também removerá o(s) material(is) da Cotação de Preços e da(s) Requisição(ões) de Material(is).


Este botão será mostrado após a Ordem de Compra estar vazia.


Como excluir os materiais que estão no Estoque com quantidade total igual a zero? 


No SIGO ERP não é possível excluir os materiais que estão com no Estoque com total igual a zero, isso porque existem históricos de movimentações para os mesmos.

Esses históricos de movimentações podem ser visualizados ao clicar no ícone mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Se esses materiais fossem excluídos seriam perdidos esses registros de movimentação.

Como cancelar a Entrada Avulsa de um Material no Estoque?


No SIGO ERP, para cancelar uma entrada avulsa de materiais no Estoque você deverá ir ao menu SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE.  

Ao chegar nessa página, acesse o Estoque onde foi registrada a entrada avulsa do material que você deseja cancelar.

Após acessar o estoque, na página principal, busque pelo material que deseja cancelar. 

Quando o mesmo aparecer, vá à coluna AÇÕES, clique no ícone em formato de lixeira, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Ao clicar nesse ícone será aberta uma janela onde você deverá informar:

E, em seguida deverá clicar no botão EXCLUIR para concluir o processo.


Como cancelar a entrada no Estoque de materiais comprados a partir de uma Ordem de Compra? (Nº 59)


No SIGO ERP para cancelar a entrada no Estoque de Materiais comprados a partir de uma Ordem de Compra você terá que ir em SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE.


Ao chegar nessa página, acesse ao Estoque onde foi registrada a entrada do material que deseja efetuar o cancelamento.


Após acessar o Estoque clique no ícone Ordem de Compra, mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Na página seguinte:

conforme mostrado na 2ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Ao executar esta ação serão listados, na parte inferior da página, todos os materiais que fazem parte da Ordem de Compra selecionada, conforme mostrado na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.

Então você deverá selecionar todos os materiais desejados e, em seguida, clicar no botão CANCELAR ENTRADA.


IMPORTANTE: 

Caso já tenha registrado a saída do material para o campo, para que seja possível efetuar o cancelamento, será necessário registrar a entrada avulsa do material até atingir a quantidade que havia anteriormente na Ordem de Compra.


Como cadastro a localização de um Material no Estoque? (Nº 407)


No SIGO ERP você pode cadastrar os Endereços Logísticos dos Materiais no Estoque para facilitar a localização.

Para executar esta ação, primeiramente, você terá que ir em SUPRIMENTOS → ESTOQUE → REFERÊNCIA LOCALIZAÇÃO.

Para cadastrar uma nova Localização no Estoque clique no botão +, localizado no canto superior direito da página, em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, para que seja aberta o formulário, mostrado na imagem, para cadastro  da nova Localização no estoque, onde você deverá:



Após preencher e selecionar as informações, clique no botão CADASTRAR para salvar as informações.


Em seguida, acessar o Estoque para o qual o acabou de cadastrar os Endereços Logísticos.

Ao chegar na página principal desse Estoque, busque pelo material que deseja indicar a localização e, quando este aparecer clique no ícone - da coluna Localização, mostrado em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial.

Ao clicar nesse ícone será aberta uma janela onde você deverá selecionar, entre as localizações existentes, qual será o Endereço Logístico do material selecionado, conforme mostrado na 2ª imagem.

Após selecionar a localização, clique no botão DEFINIR LOCALIZAÇÃO NO ESTOQUE para salvar a informação.


Após salvar a localização, o Endereço Logístico do Material será mostrado na página principal do Estoque, junto com as demais informações do material, conforme mostrado na 3ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Como alterar os endereços de Entrega, Cobrança e Faturamento, entre outras informações disponíveis no cabeçalho da Ordem de Compra ? (Nº 102)


No SIGO ERP, para alterar os endereços de Entrega, Cobrança e Faturamento disponíveis em uma Ordem de Compra específica e também outras informações disponíveis no cabeçalho da Ordem de Compra, você deverá ir ao menu SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA→ CONSULTAR.

Ao chegar nessa página, procure pela Ordem de Compra que deseja fazer as alterações. 

Quando a mesma aparecer clique no botão EDITAR DADOS DA ORDEM DE COMPRA, mostrado em destaque na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial para que seja aberta a página mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você poderá alterar todas as informações.

Após fazer as alterações desejadas, clique no botão EDITAR ORDEM DE COMPRA para salvá-las.


IMPORTANTE:


Registrando a Saída de Materiais do Estoque. (Nº 55 e Nº 56)


No SIGO ERP, para registrar a saída de Materiais do Estoque, você deverá ir à página SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE e acessar o Estoque onde se encontra o material que precisa registrar a saída.


Após acessar o Estoque, vá ao campo Material, identificado pelo número 1 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, digite o nome ou código do mesmo e, em seguida clique no botão BUSCAR MATERIAIS, identificado pelo número 2, para buscá-lo.

Quando o mesmo aparecer, clique no ícone identificado pelo número 3, para registrar a saída do material do Estoque.

Ao clicar nesse botão será aberta uma página semelhante a que está sendo mostrada na 1º imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você poderá:

Após preencher essas informações, basta clicar no botão REGISTRAR SAÍDA.


IMPORTANTE:


Como fazer o controle de EPIs (Estoque e distribuição para funcionários) pelo SIGO ERP? (Nº 55, Nº 56 e Nº 235)


No SIGO ERP, para fazer o controle de EPI (estoque e distribuição para funcionários), primeiramente, será necessário registrar a entrada desses itens no Estoque desejado.



Após o material estar no Estoque, para registrar a saída do material, você deverá acessar a página SUPRIMENTOS → ESTOQUE → ADMINISTRAR ESTOQUE buscar o mesmo no campo Material, identificado pelo número 1 na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial, digitando o nome ou código do mesmo e, em seguida clicar no botão BUSCAR MATERIAIS, identificado pelo número 2 e, quando este aparecer, deverá clicar no botão identificado pelo número 3, para que seja aberta a janela para registrar a saída do EPI.

Onde você deverá, obrigatoriamente, selecionar:

E, em seguida, clicar  no botão REGISTRAR SAÍDA, para que fique registrado que esse EPI/material saiu para um funcionário específico.

Após registrar a saída do mesmo, você poderá ainda poderá gerar um Termo, com data e horário registrados, para que o funcionário assine confirmando de recebimento, conforme mostrado na 1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial.


Para gerar esse documento, você deverá ir em SUPRIMENTOSRELATÓRIOS DE ESTOQUEMOVIMENTAÇÃO POR FUNCIONÁRIO.

Ao chegar nessa página nos campos mostrados em destaque na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial, selecione:

Em seguida, clique no botão Consultar Dados e depois clique no ícone PDF, mostrado em destaque para gerar o documento, onde o funcionário deverá assinar no local marcado em vermelho confirmando o recebimento.


Como reavaliar uma Requisição de Materiais e torná-la PENDENTE? (Nº 47, Nº 52 e Nº 54)


No SIGO ERP  para reavaliar uma Requisição de materiais e torná-la PENDENTE, você deverá ir à página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → AVALIAR REQUISIÇÕES.


Ao chegar nessa página vá ao filtro Status das Requisições e, selecione a opção TODAS, conforme mostrado na 1ª imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Após selecionar esta opção, vá ao campo de busca, mostrado em destaque na 2ª imagem e, informe o número da Requisição que deseja reavaliar.


Quando a Requisição for encontrada, clique no botão APROVAR/REPROVAR A REQUISIÇÃO mostrado em destaque na 3ª imagem.


Ao clicar nesse botão será aberta uma página mostrando todos os materiais existentes na Requisição. Então, você deverá ir à esquerda na página, selecioná-los e, em seguida clicar no botão, mostrado em destaque na 1ª imagem localizada no rodapé deste tutorial ou clicar no mesmo botão que também é mostrado na lateral direita da página, para reprová-los.


Ao executar esta ação, será aberta uma janela semelhante a que está sendo mostrada na 2ª imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá no campo STATUS DE APROVAÇÃO selecionar a opção Reprovado e, em seguida, clicar no botão SIM, CONFIRMAR A REPROVAÇÃO DE TODOS OS MATERIAIS ACIMA para confirmar a reprovação.


Após executar esta ação volte à página SUPRIMENTOS → REQUISIÇÃO DE MATERIAIS → REQUISITAR MATERIAIS e selecione o Estoque onde está a Requisição que você acabou de editar, para verificar se o status desta Requisição foi alterado para PENDENTE.

Se todas as ações forem executadas corretamente, o status da Requisição estará como PENDENTE e ao seu lado estarão sendo mostrados alguns botões que lhe permitirão:


Como cadastrar uma Ordem de Compra com materiais que pertençam a mais de uma Cotação de Preços? 


No SIGO ERP, para cadastrar uma Ordem de Compra utilizando materiais que tenham sido precificados, pelo mesmo Fornecedor, em mais de uma Cotação de Preços, vá à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CADASTRAR.

Na página que será mostrada, preencha as informações gerais da Ordem de Compra que deseja cadastrar (Fornecedor, Valor Desconto, Frete, Condição de Pagamento, Local de Entrega, etc...) em seguida, clique no botão CRIAR ORDEM DE COMPRA.

Ao executar esta ação será criada uma Ordem de Compra vazia, conforme mostrado na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Então, clique no botão ADICIONAR/EDITAR A QUANTIDADE OU PREÇOS DOS MATERIAIS NA ORDEM DE COMPRA  referente à mesma, identificado pelo número 1.

Ao clicar nesse botão será aberta a página mostrada  na 2ª imagem.

Então, selecione a opção Adicionar Materiais com Cotação de Preço, identificada pelo número 2, para que seja mostrado o campo,  identificado pelo número 3, onde você deverá selecionar as Cotações de Preços (1 por vez), onde estão os Materiais que deseja adicionar à Ordem de Compra e, em seguida, clicar no botão CARREGAR COTAÇÃO DE PREÇOS.


Ao clicar nesse botão, será aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá, no campo mostrado em destaque, selecionar a quantidade do material que deseja adicionar à Ordem de Compra e, em seguida, clicar no botão ADICIONAR MATERIAIS À ORDEM DE COMPRA.


Após executar esta ação será mostrado, na parte superior da página, a mensagem de confirmação de que o produto foi adicionado à Ordem de Compra.


Para adicionar outros materiais que estejam em outras Cotações de Preços que, anteriormente foram precificados por este Fornecedor, novamente selecione a opção Adicionar Materiais com Cotação de Preço e repita os passos explicados até que termine de adicionar todos os materiais desejados à Ordem de Compra.


Em seguida, volte à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR, busque a Ordem de Compra e aprove-a para concluir a sua criação.

Após a aprovação, a mesma estará disponível para ser importada para o Financeiro, na página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → ORDEM DE COMPRA.


Como cadastrar uma Ordem de Compra utilizando uma Requisição de Materiais, sem criar uma Cotação de Preços? 


No SIGO ERP, para cadastrar uma Ordem de Compra utilizando uma Requisição de Materiais aprovada, sem criar uma Cotação de Preços, vá à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CADASTRAR.

Na página que será mostrada, preencha as informações gerais da Ordem de Compra que deseja cadastrar (Fornecedor, Valor Desconto, Frete, Condição de Pagamento, Local de Entrega, etc...) em seguida, clique no botão CRIAR ORDEM DE COMPRA.

Ao executar esta ação será criada uma Ordem de Compra vazia, conforme mostrado na imagem localizada no cabeçalho deste tutorial.


Então, clique no botão ADICIONAR/EDITAR A QUANTIDADE OU PREÇOS DOS MATERIAIS NA ORDEM DE COMPRA  referente à mesma, identificado pelo número 1.

Ao clicar nesse botão será aberta a página mostrada  na imagem.


Então, selecione a opção Adicionar Materiais sem Cotação de Preço, identificada pelo número 2, para que seja mostrado o campo,  identificado pelo número 3, onde você deverá selecionar a Requisição de Materiais recebida, que deseja adicionar à Ordem de Compra.

Em seguida, clique no botão CARREGAR REQUISIÇÃO para que seja aberta a janela mostrada na imagem localizada no rodapé deste tutorial, onde você deverá:



Caso tenha alguma observação sobre o Material comprado, poderá ser escrita no campo DESCRIÇÃO, em seguida, clique no botão ADICIONAR MATERIAIS À ORDEM DE COMPRA (SEM COTAÇÃO) para adicionar os Materiais à Ordem de Compra com a quantidade e valores informados.


Após executar esta ação será mostrado, na parte superior da página, a mensagem de confirmação de que o produto foi adicionado à Ordem de Compra.

Em seguida, volte à página SUPRIMENTOS → ORDEM DE COMPRA → CONSULTAR, busque a Ordem de Compra e aprove-a para concluir a sua criação.

Após a aprovação, a mesma estará disponível para ser importada para o Financeiro, na página FINANCEIRO → IMPORTAÇÃO → ORDEM DE COMPRA.


Como visualizar rapidamente a quantidade de um material existente nos Estoques cadastrados no SIGO ERP?


No SIGO ERP, para visualizar rapidamente a quantidade de um material específico, existente em cada Estoque, você deverá ir à página SISTEMAMATERIAL → CONSULTAR.

Chegando nesta página vá ao campo Material e digite o nome ou o código do material que deseja consultar, conforme mostrado na IMAGEM 1, localizada no cabeçalho deste tutorial. 

Em seguida, clique no botão CONSULTAR MATERIAIS para buscar o material desejado.

Quando o mesmo aparecer, clique no botão da coluna AÇÕES, mostrado em destaque na IMAGEM 2, opção VER QUANTIDADE EM ESTOQUE, para que sejam mostradas as quantidades existentes desse material em cada Estoque, conforme mostrado na IMAGEM 3,  localizada no rodapé deste tutorial.