Primeiros Passos
Configurações Iniciais do SIGO ERP
Ao adquirir o SIGO ERP, você receberá um Nome de Usuário e uma Senha Padrão.
Após fazer login, você deverá alterar a sua senha (SISTEMA → HOME → ALTERAR SENHA).
O SIGO ERP é dividido em módulos e você pode escolher quais módulos deseja utilizar.
No módulo SISTEMA você irá cadastrar os dados que serão utilizados nos outros módulos, tais como:
Usuários (SISTEMA → ACESSO → CADASTRAR USUÁRIO);
Sua Empresa (SISTEMA → MINHA EMPRESA → CADASTRAR);
Tabela Orçamentária (SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → TABELA ORÇAMENTÁRIA);
Materiais (SISTEMA → MATERIAL → CADASTRAR);
Clientes (SISTEMA → CLIENTE → CADASTRAR);
Fornecedores (SISTEMA → FORNECEDOR → CADASTRAR);
Serviços (SISTEMA → SERVIÇOS → CADASTRAR);
Mãos de Obra/Cargos (SISTEMA → MÃO DE OBRA/CARGO → CADASTRAR);
Equipamentos - (SISTEMA → EQUIPAMENTO → CADASTRAR);
Banco (FINANCEIRO → CADASTRO → BANCO);
Documentos/Exames (SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → DOCUMENTOS/EXAMES);
Impostos (SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → IMPOSTOS);
Leis Sociais (SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → LEIS SOCIAIS (ENCARGOS));
Feriados (SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → FERIADOS);
Avaliação (Qualidade) (SISTEMA → CONFIGURAÇÕES → AVALIAÇÃO(QUALIDADE)).
IMPORTANTE:
Na maioria da telas do SIGO ERP existe um pequeno tutorial que poderá ser acessado através do ícone identificado como 1º na imagem abaixo.
Na lateral esquerda de cada uma das páginas existe um número, identificado como 2º na imagem abaixo, que mostra o número da funcionalidade que precisa ser habilitada para que o usuário tenha permissão de acesso à página.
Você também poderá visualizar quais usuários e perfis têm acesso à, respectiva, página. Para executar esta ação basta clicar no ícone identificado como 3º na imagem abaixo.
Estes são os primeiros passos para iniciar com o SIGO ERP.
Entendendo o conceito de um Projeto e como ele interage com o SIGO ERP
No SIGO ERP tudo gira em torno do PROJETO.
Por esse motivo, é fundamental compreender este conceito para que você possa facilmente gerenciar sua Empresa com o SIGO ERP.
Um PROJETO pode ser de 2 tipos:
1º Tipo: Pode ser apenas uma unidade de sua Empresa:
Quando você adquire o SIGO ERP, se for à página ENGENHARIA→ PROJETO/OBRA→ CONSULTAR verá que já estará cadastrado o Projeto Matriz, mostrado na imagem acima, que representa a sua Empresa ou seu escritório. O nome PROJETO Matriz, poderá ser alterado para o nome da sua Empresa, se desejar.
Os motivos pelos quais o PROJETO Matriz já vem criado por padrão são os seguintes:
→ Ao cadastrar seus funcionários será OBRIGATÓRIO alocá-los em algum PROJETO ou OBRA. Mas não se preocupe, pois ao cadastrar novos PROJETOS ou OBRAS, você poderá transferir ou alocar os funcionários anteriormente cadastrados no PROJETO Matriz para o PROJETO ou OBRA desejado;
→ Para que você possa criar CENTROS DE CUSTO para agrupar seus lançamentos financeiros será necessário a existência de um PROJETO ou OBRA, isso porque um CENTRO DE CUSTO, obrigatoriamente, precisa estar vinculado a um PROJETO ou a um ORÇAMENTO de seu PROJETO;
→ As Requisições de Materiais, obrigatoriamente, são feitas para um ESTOQUE e, somente é possível criar um ESTOQUE a partir de um PROJETO ou OBRA.
2º Tipo: Pode ser uma das suas Obras:
Se o seu PROJETO for uma Obra, além das funcionalidades expostas anteriormente, também existirão outras para serem utilizadas no planejamento e na gestão da sua obra, tais como:
→ Diário de obra;
→ Medição;
→ Cronograma;
→ Físico financeiro, etc.
E, o que irá definir se o PROJETO será do tipo 1 ou 2 é uma pequena marcação que você deverá fazer no momento do cadastro.
Caso o PROJETO seja uma Obra, você deverá selecionar o local Este Projeto é uma Obra, em destaque na imagem localizada no rodapé deste tutorial.
No entanto, se o PROJETO cadastrado não for uma Obra, mas for somente uma unidade de sua empresa, essa opção não deverá ser marcada.